Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O PDOT, o Park Way e as falácias

Domingo, 24 de outubro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Nos fundos da quadra 13 do Park Way, onde deveriam existir chácaras de produção de hortigranjeiros, uma enorme invasão se consolida a cada dia.

Um tema que se destacou foi o das invasões. Desde a sua implantação, o Park Way é assediado por invasores, alguns já organizados em associações, representados por advogados e protegidos por políticos. Estes invasores ocupam áreas verdes, por vezes junto a córregos – que chegam a represar – e edificam sem qualquer respeito aos regulamentos de construção ou normas sanitárias.

Por Carlos Cristo*

No sábado, 24/10, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação realizou mais uma oficina sobre o novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial – Pdot. O encontro virtual deste sábado foi entre GDF e moradores do Lago Norte, Lago Sul, Varjão e Park Way adotou técnicas de construção de futuro, mas de forma extremamente superficial, o que poderá, eventualmente ser usado para legitimar desejos do Governo.

Um estudo de futuro normalmente envolve um grupo pré definido de pessoas interessadas, a quem é apresentado o diagnóstico, para serem envolvidas nos paineis, onde especialistas irão discutir as variáveis relevantes, para, em seguida, opinarem sobre o comportamento futuro dessas variáveis.