Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de outubro de 2021

Música e teatro do Gama em destaque

 Sábaddo, 23 de outubro de 2021


Do Portal Gama Cidadão

Por Israel Carvalho, em 22/10/2021

A 2ª Feira Cultural do Gama edição online apresentará grandes atrações de sexta a domingo (22/10 a 24/10)

De sexta a domingo (22 a 24/10), com estreias às 10h, a 2ª Feira Cultural do Gama edição online apresentará programações artístico-culturais para exibição gratuita no canal e nas redes oficiais da feira cultural do Gama (DF) com atividades de artes cênicas e música de agentes culturais atuantes desta região administrativa e convidados.  A 2ª Feira Cultural do Gama será realizada por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do GDF.

A cidade do Gama possui intensa produção cultural com destaque nas áreas do teatro e da música.  “A população superior a 130 mil habitantes possui pouca possibilidade acesso às produções culturais de sua própria cidade por falta de políticas públicas de acesso à cultural fora do Plano-piloto, pensado nessa situação de escassez de fruição artística na cidade foi idealizada a Feira cultural do Gama que consistirá em dois dias de intensa gravação de programação cultural para exibição gratuita no Youtube”, explica o coordenador do evento, Marco Augusto de Rezende.

Ele pontua que o projeto está contextualizado dentro do cenário cultural de Brasília, por prever contratar 100% de artistas e mão de obra do DF e entorno, apresentando os seguintes diferenciais: promoção de troca de experiências entre artistas experientes e novatos nos mesmos espaços de apresentação, e programação diversificada em linguagens artísticas e de faixa etária em horários adequados ao público infantil e adulto.

“O projeto vai contribuir para a política pública de cultura levando uma programação gratuita para população carente na cidade com pouca programação cultural apoiada pelo governo. Para fomentar a cultura e a Economia Criativa no Distrito Federal, o projeto está estabelecendo a 2ª edição da feira cultural do Gama com potencial de gerar outras edições. A sua Importância social é grande, pois cultura é um direito fundamental garantido na constituição brasileira”, diz Rezende.

Programação sem esquecer da acessibilidade
A democratização e descentralização do acesso aos bens e produtos culturais é a essência da feira cultural do Gama que contará com seis apresentações cênicas dez apresentações musicais a serem gravadas no Espaço Cultural Voar, com exibição gratuita no YouTube pelo período mínimo de um ano.

Marco Augusto revela que ainda serão exibidos quatro trabalhos audiovisuais, sendo que um deles, o documentário “Arte e Artistas do Meu Bem Querer”, de Tistá Filintro, terá duas exibições com acessibilidade, sendo uma com audiodescrição e outra em libras. Esses quatro documentários foram produzidos nos últimos cinco anos e serão disponibilizados por 30 dias gratuitamente no canal do evento, totalizando 20 atrações na 2ª feira cultural do Gama edição online. 

“O estabelecimento de parcerias culturais é estratégia fundamental para o sucesso do projeto. A sinergia da feira cultural do Gama Implica na identificação de interesses comuns entre as partes envolvidas, gerando renda para os artistas, técnicos do backstage tão penalizados pela pandemia”, finaliza o coordenador do evento.

SEXTA (22/10)
10h – Cia. Teatral Pilombetagem
12h – Documentário “Arte e Artistas do Meu Bem Querer”, de Tistá Filintro – com Audiodescrição
13h Bagagem Cia de Bonecos
17h – Lucas Rezende
19h- Jenis Bragança
21h Forró Caco de CuiaSÁBADO (23/10)
10h – Cia de Teatro Mendigos de Gravata
11h – João e o Pé de Feijão – Curta Metragem de Marco Augusto Rezende
13h- Zemiguel Rodrigues e Paulim Diolinda
17h- Cia Teatral Cidade dos Bonecos
19h- André e Adriano
20h Cleyson Batah e Banda
21h Taleta de Bambu
22h Documentário “Espinha de Peixe”, de Walter Sarça

DOMINGO (24/10)
10h Semente Grupo de Teatro
12h – Documentário “Arte e Artistas do Meu Bem Querer”, de Tistá Felintro – com LIBRAS
13h Amanda Maia
17h Voar Teatro de Bonecos
19h Banda Dona Cremilda
21h Som de Classe
22h Curta Metragem da 1ª Feira Cultural, de Walter Sarça
Arte e Artistas do Meu Bem Querer -curta -documentário https://www.youtube.com/watch?v=t6xLyMMbN6U&t=35s