Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 19 de setembro de 2010

Vídeo mostra impactos de Belo Monte através de animações

Domingo, 19 de setembro de 2010
Do Brasil de Fato
Intitulado “Defendendo os Rios da Amazônia”, o projeto faz parte de uma campanha nacional e internacional contra a construção da hidrelétrica no Rio Xingu

da Redação

Na última quarta-feira (15), foi lançado em Belém (PA) o vídeo “Defendendo os Rios da Amazônia”, que mostra os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte através de animações no Google Earth.

Em duas partes de 4 minutos, o vídeo, produzido pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVS), apresenta de forma clara e didática os impactos sociais, ambientais e econômicos da hidrelétrica no Rio Xingu. Além disso, alerta para os planos oficiais de implantação de mais de sessenta hidrelétricas na região amazônica nos próximos vinte anos.

O vídeo elenca alternativas para atender as demandas de energia no país e faz reflexão sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O projeto faz parte de uma campanha nacional e internacional coordenada pelo MXVS, coalizão de organizações sociais e ONGs em defesa do Rio Xingu e contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Também foi realizada uma versão do vídeo em inglês.

Campanha

Junto com o vídeo, o Movimento Xingu Vivo para Sempre lançou uma petição para tentar impedir a construção da barragem. A petição pode ser assinada através do endereço: https://salsa.democracyinaction.org/o/2486/action/parebelomonte. O MXVS alerta que “a adesão massiva da sociedade brasileira, a partir de informação de qualidade, é considerada fundamental para o sucesso da campanha”.

Após a coleta de assinaturas, o documento será encaminhado ao presidente Luis Inácio Lula da Silva e a autoridades envolvidas no projeto da UHE Belo Monte.







Acesse o Brasil de Fato