Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 19 de junho de 2011

A insegurança no Distrito Federal

Domingo, 19 de junho de 2011
Do Blog do Hélio Doyle

Do jeito que está, não vai funcionar

               
Os números dizem tudo: o Distrito Federal tem um policial para 175,5 habitantes. São Paulo tem um para 473,9, Goiás tem um para 498,2 e a média brasileira é de um para 458,7 habitantes. Tem mais: os policiais militares de Brasília são, de longe, os mais bem remunerados do país. Por isso, e por ser uma unidade federativa pequena e que recebe recursos do governo federal para a segurança, o DF tinha de ser o lugar mais seguro do país.
               

Não é, todos sabemos disso. Aí o secretário de segurança e comandantes da PM vêm dizer que o problema é falta de efetivo para fazer o policiamento ostensivo. Vão pela solução mais fácil: temos de contratar mais policiais militares, senão o problema não será resolvido.
 

                Fácil e que não toca no que importa: a PM tem quadros suficientes para fazer o policiamento de Brasília, o problema é que muitos PMs estão servindo como seguranças de autoridades e instalações (inclusive na Presidência da República) e muitos estão em atividades administrativas e cedidos a outros órgãos.