Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Os blogueiros progressistas

Terça, 21 de junho de 2011 
Por Ivan de Carvalho
Nada contra os blogueiros. Pelo contrário. Tudo a favor. Mas admito que fiquei surpreso com o “II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas”. O evento contou com cerca de 400 pessoas que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.

Por uma dessas falhas de atenção que qualquer pessoa normal pode ter, incluindo jornalistas, cuja obrigação é se esforçar para não sofrerem desse mal, eu nunca ouvira falar no “I Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas”. E aí me vem o tal “II Encontro”.

Ser o II Encontro o primeiro sobre o qual ouço e leio não é a verdadeira surpresa a que me refiro. Os Blogueiros Progressistas podem fazer quantos encontros nacionais quiserem e o ex-presidente Lula, ciceroneado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, podem sempre comparecer.

E Lula pode comportar-se como se comportou, como dono da festa, discursando com um conteúdo e um tom que foram a reiteração de que os “blogueiros progressistas” estão a seu serviço. Isso não é da minha conta, a Internet é, pelo menos por enquanto e na maioria dos países, território livre.

Abrindo um parêntesis. Em alguns países não é. Só a título de exemplo, permito-me citar a Coréia do Norte, um inferninho totalitário governado pelo ditador Kim Jong-il, filho do ditador morto Kim Il-sung e que já nomeou seu filho Kim Jong-un para sucedê-lo. Ou a China comunista. Ou o Irã. Ou a Líbia. Ou a Síria.

Ou, quem sabe, a Rússia, em marcha batida para afastar-se da democracia e da liberdade, e cujo aparelho de segurança interna quer banir o hotmail, o gmail e outras coisas na Internet sob a alegação de que seu controle é quase impraticável (atenção para o quase).

O presidente Medvedev – aparentemente menos autoritário que seu antecessor e atual primeiro-ministro Vladimir Putin, formado na escola da KGB – precisou garantir publicamente que não será feito o que o aparelho de segurança propõe. Não sei é se Medvedev terá força para impedir o retorno da Rússia à sua multisecular tradição autoritária.
         
           Mas o que é que os “blogueiros progressistas” têm a ver com o jeito pelo qual as coisas acontecem nesses países citados? Não sei, quem souber, por favor, me avise, como diria o querido colega Vitor Hugo Soares. E fecha-se o parêntesis.
         
          Voltemos ao II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Uma coisa me deixa intrigado neste nome. Que diabo é “progressista”? A favor do progresso. E o que é progresso? Aprendi na escola que é “mudança para melhor”. Então esses blogueiros querem uma mudança para melhor.

          Mas o que é melhor? Ah, isso eles disseram, depois de ouvir Lula clarear-lhes a mente com o ensinamento de que eles são fundamentais para enfrentar a “grande mídia”. Aliás, esse recente acesso de furor ex-presidencial contra a “grande mídia” seria porque esta foi responsável, juntamente com um monte de “blogueiros não-progressistas”, pela descoberta e anúncio da nova modalidade do milagre da multiplicação (não dos pães e peixes, mas do patrimônio) praticada pelo ex-ministro Palocci, que exatamente por isto hoje é ex? Ou será por causa da ressurreição inesperada – e promovida também pela grande mídia – do escândalo conhecido como Dossiê dos Aloprados, agora reforçado e que deve atrapalhar mais ainda os planos do PT de chegar ao governo paulista em 2014?

Bem, os “blogueiros progressistas” acham, em carta que faz ataques à mídia, que o progresso está em se fazer um “novo marco regulatório” dos meios de comunicação e deixam claro que o projeto autoritário redigido pelo ex-ministro das Comunicações de Lula, Franklin Martins, sirva de base para a discussão do “novo marco regulatório”.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Este artigo foi publicado originalmente na Tribuna da Bahia desta terça.
            Ivan de Carvalho é jornalista baiano.