Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 29 de dezembro de 2012

Arcebispo Desmond Tutu, da África do Sul, apela por libertação de Liu Xiaobo, Prêmio Nobel da Paz

Sábado, 29 de dezembro de 2012
Líder chinês Xi Jinping: Liberte o ganhador do Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo e sua esposa Liu Xia
Líder chinês Xi Jinping: Liberte o ganhador do Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo e sua esposa Liu Xia
Desmond Tutu
Petition by
Desmond Tutu
South Africa

Liu Xiaobo é um intelectual chinês proeminente, ativista da democracia e o único ganhador do Prêmio Nobel preso. Na condição de colega também premiado, peço para você se unir a nós e a outros 134 ganhadores do Nobel para apelar ao líder chinês Xi Jinping pela libertação de Liu Xiaobo e de sua esposa, Liu Xia, que está em prisão domiciliar.
 
Dr. Liu é ativista histórico dos direitos humanos e foi condenado em 2009 por ajudar a escrever um manifesto político, a “Carta 08”, favorável à reforma democrática pacífica e com pedidos de mais respeito aos direitos humanos e do fim do regime de um partido só na China. Depois de capturar Dr. Liu, a polícia o prendeu sem acusação e o deixou sem acesso a um advogado por seis meses. O governo impediu também que a esposa de Liu, diplomatas internacionais e a imprensa assistissem ao julgamento.
 
Em 8 de outubro de 2010, o Comitê Norueguês do Nobel deu o passo corajoso de conceder a Dr. Liu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento à “luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais na China”.
 
Ao invés de celebrar este grande prêmio entregue a um de seus cidadãos, a polícia chinesa colocou a esposa de Dr. Liu, Liu Xia, em prisão domiciliar sem nenhuma acusação ou processo legal, e impediram que diplomatas e jornalistas se encontrassem com ela.
 
Dois anos depois, tanto Dr. Liu quanto Liu Xia continuam detidos. Apesar de as Nações Unidas afirmarem que a detenção de Dr. Liu e a prisão domiciliar de Liu Xia violam as leis internacionais, o governo continua a isolá-los do resto do mundo.
 
Essa violência flagrante contra o direito fundamental ao processo e à livre expressão deve ser publicizada e confrontada com força pela comunidade internacional. É por isso que eu e meus 134 colegas ganhadores do Prêmio Nobel estamos juntos para pedir a libertação imediata e incondicional.
 
Junte-se a nós assinando este abaixo-assinado endereçado ao líder chinês Xi Jinping. Nós confiamos que a sua participação dará uma mensagem clara ao governo chinês de que a continuação da detenção do único prisioneiro do mundo ganhador do Nobel da Paz e de sua esposa -- em clara violação de sua liberdade de expressão e de direito a processo legal -- não será tolerada pela comunidade internacional. Junte-se a nós e faça as novas lideranças chinesas saberem que os direitos humanos fundamentais devem ser respeitados em qualquer lugar.
 
É hora de libertar Liu Xiaobo e Liu Xia.


Desmond M. Tutu
Arcebispo Emérito da Cidade do Cabo, África do Sul.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Para assinar a petição acesse o site do change.org e em "Buscar abaixo-assinado" pesquise por "desmond tutu".