Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Governo da Bahia anuncia licitações e um cronograma para viabilizar a bilionária ponte Salvador-Itaparica na semana do apagão no sistema ferryboat

Quinta, 31 de janeiro de 2013
Do Blog Bahia em Pauta

Gabrielli (com Wagner): ponte de cifras
astronômicas e poucas explicações

=============================
CRIATIVIDADE DE COMISSÁRIOS ATRAVESSA A PONTE
Claudio Leal

Não é o caso de pensar mal: na semana de novo apagão no sistema ferryboat, o governo da Bahia anuncia licitações e um cronograma de atividades para viabilizar a bilionária ponte Salvador-Itaparica, agora pernosticamente amarrada ao objetivo de criar “um novo dinamismo no eixo litorâneo sul”, sob a liderança do secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, pré-candidato petista à sucessão de Jaques Wagner. Sem qualquer covardia, o português do romancista João Ubaldo Ribeiro costuma ser mais preciso: apesar das estonteantes intenções, a ponte esboçada por grandes empreiteiras pode transformar a Ilha de Itaparica em uma “patética Miami de pobre”. Outras fatias paradisíacas entrarão no balaio do “projeto indutor de desenvolvimento econômico e social, que é o Sistema Viário Oeste (SVO)” – sem mais pormenores, convém esquecer as ambições de empreiteiros no acesso a resorts de luxo, por ora limitados à vida de prancheta.

Nessa nova etapa, o projeto com cifras megalômanas – ao melhor sabor latinoamérica – abandona a camuflagem da expansão urbana de Salvador ou o bom-mocismo das facilidades viárias aos moradores de Itaparica, para adotar a roupagem do economês. Manobra de jogador experiente, sem dúvida. 

Leia a íntegra no Bahia em Pauta