Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PF combate desvio de recursos públicos em município de SP

Segunda, 28 de janeiro de 2013 
Campinas/SP - A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU, cumpre nesta terça-feira (31/7) sete mandados de busca e apreensão visando arrecadar documentos relacionados ao desvio de recursos públicos concedidos no âmbito do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, para a ONG PRA FRENTE BRASIL, sediada em Jaguariúna/SP. As possíveis irregularidades foram apontadas em relatório produzido pela CGU e utilizado pela PF para início das investigações.

A ONG, concebida e comandada pela atual vereadora de Jaguariúna/SP, recebeu do Governo Federal, entre os anos de 2007 e 2011, aproximadamente R$ 30 milhões, além de uma contrapartida dos municípios paulistas de Batatais, Guarujá, Itapira, Iracemópolis, Ibaté, Marília, Pedreira, Presidente Prudente, Oswaldo Cruz, Ourinhos, Sumaré, Taboão da Serra e Tuiuti, no montante de aproximadamente R$ 3.575.629,60.

Segundo a investigação, a ONG deveria desenvolver atividades esportivas educacionais e atender cerca de dezoito mil crianças, adolescentes e jovens, porém, além do número substancialmente menor de beneficiados, não forneceu os serviços e materiais esportivos em qualidade e quantidade que declarava.

Entre as diversas irregularidades apura-se a existência de vínculos entre pessoas que trabalharam para as empresas fornecedoras e a ONG, desproporcionalidade entre o material esportivo adquirido e a estrutura física dos locais de treinamento, pagamentos antecipados de valores para fornecimentos que ocorreriam ao longo do tempo, falta de aplicação financeira de recursos não utilizados e a não localização de 1.547 bolas de futebol de campo.

Alguns dos locais da busca são de endereços residenciais em que foram estabelecidas empresas de fachada, fornecedoras que receberam milhões de reais da ONG.

Para disfarçar a fraude a ONG mudou diversas vezes a sua diretoria, tendo a investigação apurado que era constituída por pessoas próximas à responsável pela organização, em geral parentes, incluindo pessoas idosas, como é o caso de uma vice-diretora, nascida no ano de 1927.

Fonte: Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Campinas.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
Comentário do Gama Livre: A ex-vereadora  e ex-jogadora de Basquete Karina Valéria Rodrigues,  gerente  da Ong, é uma das pessoas indiciadas.