Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 28 de dezembro de 2013

Quatro anos do estouro do Mensalão do Arruda; refrescar a memória é necessário

Sábado, 28 de dezembro de 2013
Imagem da internet 

Era 27 de novembro de 2009, portanto há quatro anos e mais um mês. Estourava o escândalo do Mensalão do Arruda, investigado pela Operação Caixa de Pandora, onde figurões de Brasília, a começar pelo na época governador Roberto Arruda, caíram na malha da Polícia Federal e nas filmagens de Durval Barbosa. E na boca do povo.
Uma podridão das maiores. Dinheiro da corrupção passando para bolsas e bolsos de deputados distritais. Sendo enfiado nas meias e cuecas de políticos, jornalistas, assessores e o escambau a quatro. Vagabundos que roubavam o dinheiro público.
Falsos cristãos em vergonhosa oração da propina. Professora autoritária gulosa pelo dinheiro distribuído pelo esquema da corrupção instalada no GDF. Excitada ao máximo ao enfiar na sua enorme bolsa muita, muita grana.
Jornalista/empresário ‘encuecando’ muito dinheiro e falando os nomes de muita gente grande da política brasileira que teria recebido dinheiro sujo do mensalão de Brasília.
Deu cadeia rápida, apenas 60 dias, para o governador Arruda. Forçou a sua renúncia. E também a do seu vice-governador que, empresário, preferiu sair da alça de mira do povo indignado.
O povo foi pra rua, ainda sob a administração de Roberto Arruda. Protestou, mas apanhou muito da Polícia Militar. Idosos também protestaram, e pelo menos um foi barbaramente atropelado, pisoteado, e ‘casseteteado’ pela cavalaria da PM.
Numa avant première das manifestações de junho/julho de 2013, houve em 9 de dezembro de 2009 bombas de gás, balas de borracha, gás de pimenta, bombas de efeito moral (parece brincadeira chamar aquilo de ‘efeito moral’), cavalos, helicópteros, carros de ataque, uma parafernália repressiva.
Mas deu no que deu. O governador, acusado de corrupção, foi preso, curtindo 60 dias na Papuda. Teve que renunciar. E responde atualmente na morosa Justiça brasileira a processos referentes ao denominado Mensalão do Arruda, ou à chamada Operação Caixa de Pandora.
Mas como dizem que uma imagem vale mais do que mil palavra, aí vão algumas imagens para refrescar a nossa memória.










 A seguir mais dois vídeos da manifestação do dia 9 de dezembro de 2009 na Praça do Buriti.