Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Chico Leite e Celina Leão repudiam violência do governo Rollemberg contra os professores

Quinta, 29 de outubro de 2015
NOTA À IMPRENSA
Nota expedida na noite dessa quarta-feira 28/10/2015 pelo líder da Rede Sustentabilidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Segue a íntegra da nota:

Nesta noite, quarta, dia 28 de outubro, exatamente no dia em que se deveria comemorar o dia do servidor, fui surpreendido pela notícia, acompanhada pela postagem de cenas lastimáveis, da prisão de professores, que protestavam contra o não cumprimento, pelo GDF, de Lei de reajuste considerada constitucional pelo TJDF. O tratamento dispensado pelo Governo a um movimento de trabalhadores,com a truculência revelada pelas imagens, não é próprio ao Estado de Direito. O debate precisa ser realizado em mesa de entendimento, e não em palco de batalha, com palavras e busca de alternativas, e não em ação policial, com algemas e segregações. Voltei agora de reunião, com a comunidade de Santa Maria, mas não poderia deixar de expressar a posição da REDE, diante de episódio que depõe contra a democracia e demonstra incompreensão e desprezo para com a luta por direitos. Toda a solidariedade aos trabalhadores. Estimamos que o GDF repense sua forma de lidar com o momento de impasse, reabra negociações, assuma a responsabilidade pelo desrespeito e conduza a negociação com a seriedade de que nunca deveria ter se afastado. Estamos prontos a contribuir, sem, no entanto, abrir mão de nenhum princípio. Acompanharemos as providência necessárias à recuperação da ordem legal e tomaremos as medidas para o resgate da estima dessa categoria, que tanto serviço já prestou a nossa capital.

Chico Leite
Líder da REDE SUSTENTABILIDADE.
*****

Nota da deputada Celina Leão:

As cenas de violência registradas no Distrito Federal, nesta quarta-feira, além de intoleráveis e tristes, maculam a democracia. A polícia, obedecendo a ordens, agiu contra os professores que, por sua vez, exigiam o cumprimento da lei pelo governo. A manifestação dos servidores é legítima, mas a sociedade, como um todo, não pode pagar a conta e sofrer mais em função da falta de uma resposta rápida do Executivo. Os vídeos divulgados nas redes sociais e pela imprensa mostram que a negociação e o diálogo deram lugar ao confronto e à intolerância. Como sempre fiz, continuo na defesa dos direitos dos servidores e a Câmara Legislativa, como sempre agiu, continua na luta para encontrar alternativas que coloquem fim a esse impasse. Todos os cidadãos do Distrito Federal merecem respeito!

Deputada Celina Leão

Presidente da CLDF