Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Metroviários do DF entram em greve a partir da próxima terça (3/11)

-->
Sexta, 30 de outubro de 2015
Os metroviários do Distrito Federal decidiram em assembleia realizada na noite deste domingo, 25 de outubro, pela realização de greve por tempo indeterminado a partir da zero hora do dia 03 de novembro de 2015.
A greve possui três motivações: o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a não convocação dos aprovados no último concurso do Metrô-DF e o excesso de comissionados na Empresa atualmente.
Em relação ao não pagamento do ACT, cabe ressaltar que este foi assinado em março do presente ano, já pela atual gestão, em meio a concessões da categoria metroviária, que buscou entender a situação financeira pela qual passava o governo, aceitando receber a correção salarial a partir de outubro, com o pagamento dos retroativos apenas no começo do próximo ano. Porém a categoria não teve a retribuição devida do governo, que nas vésperas do pagamento das correções, lançou decreto proibindo que eles ocorressem.
Também não convocou os aprovados no concurso do Metrô-DF que ocorreu no começo de 2014, mesmo diante da situação crítica em que se encontra o quadro de empregados da Companhia atualmente, gerando riscos para aqueles que utilizam o sistema metroviário.
Porém, enquanto o governo alega que falta dinheiro para o pagamento dos reajustes de empregados públicos e servidores, convocação de concursados e busca até o aumento de tarifas e impostos em razão disso, não falta dinheiro para a celebração de contratos de terceirização e comissionados. Atualmente no Metrô-DF 62,5% dos cargos em comissão estão sendo ocupados por pessoas de fora da Empresa, e estas em sua grande maioria são de fora do GDF e da própria administração pública.
Não se pode dizer que faltou paciência e compreensão por parte da categoria, agora só resta aos metroviários do DF a Greve.
Fonte: SindMetrô/DF