Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 25 de outubro de 2015

Audiência pública: Mais uma tentativa de revitalizar o Centro Cultural Itapuã, o velho cinema do Gama.

Domingo, 25 de outubro de 2015
Uma audiência pública de iniciativa dos deputados Wasny de Roure (PT), Chico Leite (Rede) e Ricardo Vale (PT) foi realizada no último dia 21 para debater a revitalização do Centro Cultural Itapuã. Ocorreu à noite no auditório do Centro de Ensino Especial do Gama.
Ricardo Vale, por razões de choque de agenda, não ficou para o evento.
A sala de projeção do Cinema Itapuã sempre foi a segunda maior sala do Distrito Federal, e tinha 804 lugares. Ficava atrás só do Cine Atlândida, no Conic, no Setor de Diversões Sul.
E não há sala de projeção de filmes do Distrito Federal que possua na sua porta uma praça tão arborizada e agradável quanto existe no Centro Cultural Itapuã. Cinema e praça merecem ser salvos. Têm que ser salvos!!!
A população se manifestou na audiência realizada no último dia 21 de outubro, deixando claro a importância da revitalização do Centro Cultural Itapuã e a praça em frente para a comunidade da cidade e do DF.
Apesar do compromisso dos distritais e da fala de representantes do Executivo, inclusive da administradora do Gama, professora Maria Antônia, no sentido de se esforçarem para recuperar aquele espaço de cultura e convivência social —vez que a Praça do Cine Itapuã sempre foi também para o Gama um centro de atividades sociais, culturais e cívicas— a maioria dos moradores que fizeram uso da palavra registrou a preocupação de que aquele evento não tomasse os caminhos de outras tentativas frustradas de recuperar o espaço.
Os distritais presentes reafirmaram o compromisso de lutar para que a revitalização aconteça até o próximo ano.
Torçamos para isto!
O Cine Itapuã
O querido Cine Itapuã foi inaugurado em 28 de março de 1961, tendo hoje 54 anos e sete meses. O Gama completou 55 anos no último dia 12 de outubro. Veja, assim, como estão intimamente ligados a cidade e o cinema, que é considerada a primeira construção em alvenaria da cidade.
O cinema foi inaugurado pela Empresa Cinematográfica Sá Pinto (Cinema São Paulo—Minas). Foi por muitos anos a melhor opção de lazer e entretenimento para a população do Gama.
Após alguns anos de funcionamento ele entrou em decadência, mas ressurgiu quando em 1986 o prédio foi salvo de iminente venda para as Casas da Banha, que ali desejava instalar um supermercado. Se trocaria cultura e lazer...por banha.
O governador do DF naquela época, o mineiro José Aparecido de Oliveira, pressionado pela comunidade ligada ao fazer cultura, determinou ao BRB, Banco de Brasília, para que financiasse em cerca de dois milhões de cruzados (moeda da época), com juros negativos (bem abaixo da inflação), os comerciantes instalados nas lojas laterais do prédio do cinema. Isso com o compromisso desses comerciantes de doarem ao Estado o espaço do cinema. A oficialização dessa doação se deu apenas em 2012.
Salvado em 1986 das banhas da rede de supermercados, o Cine Itapuã foi reinaugurado em 1988.
Dentre os grupos que mais lutaram junto ao governador Aparecido para salvar o Cine Itapuã, estava o Cineclube Porta Aberta, que tinha à frente Gerson dos Santos e Cláudio Alcântara. Hoje Gerson tem uma rede de mais de 43 salas de cinema pelo Brasil.
O Cineclube Porta Aberta desenvolveu inicialmente naquele espaço, e em várias escolas do Gama, atividades de projeção de filmes, exposição de arte, palestras etc.
Logo adiante conseguiu o espaço em comodato por dez anos que poderia ser renovado por mais 10. Foi a época em que as cadeiras de madeira, desconfortáveis, foram trocadas por estofadas. O cinema foi carpetado, recebeu novos equipamentos de som, modernos projetores, tratamento acústico etc.
Foi nessa época que o Cineclube Porta Aberta deu novo impulso ao projeto “Escola vai ao cinema”, em que fazia exibição de ótimos filmes em escolas, ou no prédio do cinema, tendo como clientela alunos de escolas. E isso com custo zero para estudantes e estabelecimentos escolares.
Era intensa a programação do cineclube.
Muitos filmes eram exibidos primeiro no Cine Itapuã, para depois ganharem às salas do Plano Piloto de Brasília.
Revolucionário na arte, foi o Cine Itapuã, já administrado pelo Cineclube Porta Aberta, o único que exibiu na época o censurado, e considerado por muitos como uma fita maldita, filme “Je Vous Salue, Marrie”, obra de Jean Luc Godard. Dentre muitos filmes brasileiros lançados primeiro no Gama para só depois serem exibidos nas telas do Plano Piloto, lembro-me dos: Terra para Rose (de Tetê Morais); Feliz Ano Velho (de Roberto Gervitz); e Jorge, um Brasileiro (de Paulo Thiago).
O Festival de Cinema de Brasília, já famoso, foi descentralizado para o Gama. Todos os filmes projetados no Cine Brasília durante o Festival eram exibidos no outro dia, e alguns no mesmo dia, aqui no Cine Itapuã.
Em 1990 veio um grande golpe sobre o Brasil e que atingiu em cheio o Cine Itapuã e centenas de centenas de salas de exibição de filmes. Assumiu Collor a Presidência do país. Dentre as muitas merdas que fez, fechou a Embrafilme, inviabilizando a produção cinematográfica brasileira, e forçando o fechamento de cinemas pelo Brasil todo.
Em 1991 o Cineclube Porta Aberta deixou o espaço do Cine Itapuã. De lá para cá o abandono foi cada vez maior, até que finalmente foi totalmente fechado, estando cada vez mais se deteriorando as suas instalações.
Tentativas de salvamento
Alguns foram ao esforços par salvar e revitalizar o Centro Cultural Itapuã.
Em 1999 a deputada distrital Maninha apresentou o projeto de lei 266, lido em plenário em 7 de abril daquele ano. O projeto autorizava o Poder Executivo a promover o tombamento do Cine Itapuã.
Em 2003 o deputado distrital Izalci Lucas apresentou um projeto de lei, o 580 dando ao Centro Cultural Itapuã a denominação de Centro Cultural Afonso Brazza.
Em 2008 um projeto de Cristiano Araújo, deputado distrital, foi apresentado. O projeto salvaria o Centro Cultural Itapuã, uma vez que declarava o centro “Patrimônio Arquitetônico, Afetivo e Cultural do Distrito Federal”. Este projeto sofreu na mão de um distrital eleito pelo Gama, que pediu vista do projeto, levou alguns meses, devolveu sem opinar em nada. Passados outros meses, novo pedido de vista foi feito. Até hoje não se sabe as reais motivações para os descabidos pedidos de vista, que impediu a revitalização do Centro Cultural Itapuã.

Nas duas postagens anteriores (uma das 19h30 e outra das 19h31), você pode ver fotos do Cine Itapuã e a sua bela e brava praça.

Cine Itapoã pode ser salvo

Deputado segura projeto de lei que pode salvar o Centro Cultural Itapuã

CLDF realizará audiência pública para debater a revitalização do Cine Itapuã. Seráno dia 21 de outubro no auditório do Colégio do Gama (CG)

Um filme de terror. Ou de tragédia


Arte, Cultura, decepção, abandono, desprezo