Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Distritais recebem professores com flores e repudiam violência

Quinta, 29 de outubro de 2015
Da CLDF
Os deputados distritais realizaram um ato na tarde desta quinta-feira (29) em repúdio à violência contra professores, que estão em greve há vários dias. Os professores foram recebidos na Câmara Legislativa com a entrega de flores brancas e manifestações contra a ação dos policiais e em defesa da retomada do diálogo entre a categoria e o GDF.
A presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), disse que o papel do Legislativo neste momento é acalmar os ânimos e trabalhar para estabelecer a paz entre os professores e o GDF. Segundo a presidente as comissões de Educação e de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar vão apurar os fatos envolvendo as agressões aos professores e dar os encaminhamentos devidos.
Celina Leão insistiu que a Câmara vai atuar na interlocução entre o governo e os servidores. Para ela, falta ao GDF uma visão real sobre o tamanho do problema e bom senso para negociar. A presidente informou ainda que conversou hoje com o governador Rodrigo Rollemberg e ele se mostrou favorável a restabelecer o diálogo e a paz com a categoria. "Vamos discutir uma alternativa possível que ponha fim à greve", completou.
Vários deputados reiteraram que continuam em obstrução e somente votarão projetos do governo depois que houver um acordo com os servidores. Apesar da obstrução, a presidente da Câmara anunciou que os projetos do governo tramitarão normalmente na próxima semana pelas comissões permanentes da Casa.
Durante o ato, o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro), Washington Dourado, afirmou que a luta dos professores agora não é mais somente pelos direitos ao reajuste salarial, mas pela valorização da educação. O sindicalista agradeceu a receptividade dos distritais e prometeu levar ao conhecimento da população do DF a violência empregada pelo GDF.
Também participaram do ato na entrada principal da Câmara os deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT), Juarezão (PRTB), Rodrigo Delmasso (PTN), Julio César (PRB), Rafael Prudente (PMDB), Wellington Luiz (PMDB), Raimundo Ribeiro (PSDB) e Ricardo Vale (PT).
Fonte: Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social