Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de setembro de 2017

UnB: Projeto Vidas Paralelas promove colóquio internacional sobre Migração, Saúde e Direitos Humanos

Terça, 26 de setembro de 2017


Da UnB

No próximo dia 4, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) promoverá o II Colóquio sobre Pesquisa em Saúde: “Migração, Saúde e Direitos humanos: diferentes olhares e perspectivas teóricas". A atividade ocorrerá no auditório 2 da FS/UnB, às 15h e contará com a conferência internacional “Imagem e Migração”, do professor Fábio La Rocca, da Université Montpellier III.

A intenção do evento é refletir sobre o fenômeno da migração no contexto global e suas repercussões para a saúde e os direitos humanos, tendo como ponto de partida o olhar dos próprios migrantes e de agentes de saúde e o diálogo entre distintos campos de saberes. “Buscaremos compreender os processos sociais, políticos e culturais que envolvem a questão, bem como favorecer a construção de políticas públicas que garantam a saúde e os direitos humanos dos migrantes”, afirma a professora Graça Hoefel, membro da organização do colóquio.

O colóquio é uma promoção do Laboratório de Saúde do Trabalhador e Saúde Indígena do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UnB) e PPGSC/UnB e faz parte das atividades de cooperação internacional de pesquisa vinculadas ao Projeto Vidas Paralelas Migrantes (PVP Migrantes). O projeto é desenvolvido entre Brasil e França, em parceria entre UnB, Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), UERJ, Université Paris Descartes e Université Paul Valery e conta com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). O colóquio conta com o apoio dos PPGs em Medicina Tropical, em Engenharia Biomédica e em Artes da UnB e, em Políticas de Saúde, da Fiocruz-Brasília.

PROGRAMAÇÃO
15h – Abertura 

15h10 - “Imagem da Migração e dos Direitos Humanos a partir do olhar dos migrantes”, Gnandi Moustafa Yanwo, representanto do Grupo de Migrantes do Projeto Vidas Paralelas Migrantes.

15h30 – “Atenção à Saúde dos Migrantes a partir do olhar do Agente Comunitário de Saúde”, com Ivone Aparecida Nicolao – Agente Comunitária de Saúde da Rede SUS-Minas Gerais.

16h – Conferência Internacional: “Imagem e Migração”, com Prof. Dr. Fábio La Rocca, da Université Montpellier III.

17h – Mesa de debates - “Diásporas, Novas Mídias e Direitos Humanos”, com Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino, da Faculdade de Comunicação da UnB.

17h20 – “Migração, Saúde  e Visualidades”, com Profa. Dra. Maria Beatriz de Medeiros, da Faculdade de Artes da UnB. 

17h40 – “Migração, Saúde e Direitos Humanos”, com Lêda Maria de Souza, médica de família da Rede SUS – Minas Gerais. 

18h – Debate.

19h – Encerramento.

SERVIÇO:
Colóquio internacional “Migração, Saúde e Direitos humanos: diferentes olhares e perspectivas teóricas"
Data: 4 de outubro de 2017, quarta-feira.
Local: Auditório 2 da FS/UnB - Campus Darcy Ribeiro.