Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 24 de outubro de 2017

4 coisas que a população do DF precisa saber sobre a crise da água (e o GDF não te contou)

Terça, 24 de outubro de 2017
Da Assembleia Popular da Água

💦🌎🌍💦🌳🍃🌿💦

1- Não é o cidadão comum quem consome e desperdiça mais água 💦💦💦

Embora no DF represente um pouco menos, na média geral do país o agronegócio consome mais de 60% de toda a água captada no país.

Além disso, o consumo de bairros em litros por habitante diário é muito maior em bairros ricos como Lago Sul (380), Plano Piloto (390) em comparação com bairros pobres como Ceilândia (128) e Riacho Fundo (140).

Outro fator importante é que uma quantidade muito grande da água que é captada (mais de 40% do total) acaba sendo desperdiçada por falhas na distribuição e na estrutura da CAESB.

Economizar e conscientizar o consumo é, sim, muito importante. Mas a culpa do que está acontecendo não é da população!

2- Até hoje, nascentes do DF estão sendo destruídas para dar lugar a empreendimentos das grandes construtoras 💦💦💦

Ao longo das décadas, os governos ligados às construtoras e à especulação imobiliária foram destruindo nossas nascentes para dar lugar a empreendimentos habitacionais como o Setor Noroeste (que até hoje tem baixíssimo índice de ocupação dos imóveis).

Essa política segue com Rollemberg, que deseja construir uma expansão na região da Serrinha colocando em risco 102 nascentes e 9 córregos que abastecem a Bacia do Paranoá, ameaçando o Recanto dos Encantados em Sobradinho, além da impermeabilização de importantes áreas de recarga hídrica do cerrado, como o Parque das Sucupiras.

Se os governos de Arruda/PaulOOctávio e Agnelo são lembrados por uma grande submissão às grandes construtoras e à especulação imobiliária, com Rollemberg não está sendo diferente (e quem sofre é o cerrado e a população).

3- A periferia do DF já convive com escassez de distribuição faz tempo 💦💦💦


Diversas regiões administrativas do DF já possuem graves problemas de distribuição de água. Cidades como Planaltina, Sobradinho e Nova Colina já estão há quase 10 dias sem água. Outras regiões, como o Morro da Cruz e Itapoã, convivem diariamente com a escassez sem nenhum projeto que busque resolver os problemas da periferia.

Mais uma vez, quem é mais afetado é quem não tem dinheiro, não tem caixa d´água e cujos bairros ficam mais tempo em racionamento (embora o governo diga que é igual em todos os locais).

4- O GDF sabia desde o início e optou por não resolver a questão 💦💦💦

O governador Rollemberg sabia desta questão crítica desde o dia de sua posse, e optou ainda assim por seguir incentivando loteamentos em regiões de nascentes, fazendo obras que impermeabilizam o solo e gastando milhões em propaganda (124 milhões apenas este ano) ao invés de dedicar para a regeneração do Cerrado e da natureza, que é quem produz a água que a humanidade utiliza.

Participem das Rodas de Conversa e das Assembleias Populares da Água! Para entrar no grupo onde se debatem soluções coletivas para essa crise, basta usar o link:
https://chat.whatsapp.com/CYqbYCQn8Jj9mYXm9a2QYb

Curta e acompanhe também a página da Assembleia Popular da Água no Facebook: