Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 31 de outubro de 2017

O petróleo era nosso, o pré-sal é deles

Terça, 31 de outubro de 2017


Helio Fernandes*


Foi uma campanha cívica que emocionou o país. Há 50 anos começou no Clube Militar, glorificou e consagrou a frase imortalizada, O PETRÓLEO É NOSSO. E nem sabíamos se tínhamos mesmo petróleo. Só quem acreditava que existia petróleo de verdade no Brasil, foi o grande Monteiro Lobato. Por causa dessa crença, foi preso inúmeras vezes, depois asilado.



50 anos depois surgiu o pré-sal, uma realidade que colocou o Brasil entre os naturais maiores produtores do mundo. A satisfação desse inédito enriquecimento, empolgou o Brasil. A grande dificuldade era a profundidade. O pré-sal só podia ser retirado entre 3 e 6 mil metros. Já existia pré-sal no mundo. Mas não com o volume espantoso das nossas reservas.



Outro problema que tivemos que enfrentar: a cobiça e a ambição das grandes empresas petrolíferas, que não podiam admitir que o Brasil fizesse parte desse grupo privilegiado. Usaram sua potência, experiência, importância, na sexta-feira, arruinaram o presente e o futuro do país, com a cumplicidade geral.



Levaram quase 2 anos, e na sexta-feira consumaram a maior bandalheira, e sempre envolvendo a Petrobras. Na Lava-Jato foi descoberto o maior plano de roubalheira já imaginado e executado pelas empreiteiras, que começaram a existir  com a mudança da capital, foram crescendo dominando o mercado.



Apesar de descobertas, continuam poderosas. Mas haja o que houver, foi apenas corrupção miserável, comparado com o que entregaram agora, com o que transferiram de PARTILHA para CONCESSÃO, com números espantosos e CUMPLICIDADE  irreversível.



QUASE 1 TRILHÃO DE PRÉ-SAL, ENTREGUE POR 6 BILHÕES DE REAIS



Desde a Tribuna impressa me posicionei contra os leilões, qualquer que fosse a denominação. Os corruptos poderosos tinham duas opções: PARTILHA ou CONCESSÃO. As duas eram  ruinosas. Mas com a partilha, o governo receberia uma comissão por todo o petróleo extraído. Enquanto houvesse extração haveria pagamento recompensa à Petrobras.



Mas o PSDB não podia admitir esse "prejuízo" para as importantes empresas compradoras, então aprovou a mudança de leilão para CONCESSÃO. A Petrobras entrega todo o pré-sal, e não recebe nenhuma importância pelo petróleo extraído. O projeto é da autoria do José  Serra, duas vezes derrotado para presidente da  República. E acusado de ter recebido 22 milhões das empreiteiras roubalheiras. 



Mas isso é apenas o início que pode ser dimensionado em números. Mas por fora, privilégios, dádivas, favorecimentos.  Vou reduzir, é tão vergonhoso, degradante, explorador, que só mesmo com uma revolta, que o grande J.E. de Macedo Soares identificou e imortalizou, como "a plebe vil e ignorante das ruas".



O BNDES empresta aos compradores, 20 bilhões de reais. Compra por 6 e recebe, "emprestado",  20 bi.



Total isenção de impostos.



Os compradores poderão utilizar a tecnologia da exploração da Petrobras, avançada. 


Mesmo esses míseros 6 bilhões serão pagos DEPOIS, e de forma parcelada.

O petróleo está  em  alta no mercado internacional.



PS- Toda a comunicação brasileira se esvaiu em elogios aos compradores, exaltando "o grande negocio feito pelo Brasil".



PS2- Rádios, jornais, TVs, a chamada imprensa digital, foi repetitiva: "As maiores e mais importantes empresas de petróleo, participaram da concessão".



PS3- Não consigo definir numa palavra ou de forma sucinta, essa inacreditável roubalheira.

*Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa
Matéria pode ser republicada com citação do autor