Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 18 de maio de 2021

Bolsolão no Piauí: Justiça determina que Ibaneis apresente documentos

Terça, 18 de maio de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


A decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal foi nos nautos de processo impetrado na Justiça do Distrito Federal pelo Sindsasc. A entidade entrou na Justiça para obrigar GDF a explicar envio de recursos a cidades do Piauí. Foram cerca de R$ 7 milhões em recursos do Ministério da Integração Regional que deveriam ter sido aplicados no Distrito Federal.


Por Fred Leão
O juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, acolheu os pedidos do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do GDF (Sindsasc), “para determinar que o Distrito Federal, representado pelo governador, exiba os documentos, ofícios e requisições, que tratam da destinação de verbas à Codevasf. O Sindicato entrou com ação judicial contra o Governo do Distrito Federal (GDF) e contra o governador Ibaneis Rocha para que sejam apresentados documentos que comprovem o envio de recursos provenientes de emendas parlamentares a cidades do Piauí, dentro do chamado “Orçamento Secreto” ou “bolsolão”. Ibaneis terá até o dia 27 de maio para apresentar os documentos solicitados judicialmente. Ao governador ainda cabe recurso na Justiça.

Para entender o caso, leia aqui:

Denúncias apontam que, por meio de emendas parlamentares, que integram o “Orçamento Secreto”, Ibaneis teria escolhido para onde poderiam ser destinados recursos de R$ 15 milhões e que o governador teria escolhido municípios do Piauí, estado de origem de sua família. A verba seria encaminhada por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).