Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 30 de abril de 2010

No Brasil, torturadores soltos. Na Argentina, cadeia

Sexta, 30 de abril de 2010

 Da Agência Brasil
Ex-ministro argentino da época da ditadura é proibido de deixar o país
 Brasília – O ex-ministro argentino das Finanças da época da ditadura José Alfredo Martinez de Hoz está proibido de deixar o país. O juiz federal Norberto Oyarbide emitiu comunicado com a proibição a todos os órgãos governamentais, em resposta a um pedido do Secretariado do Direitos Humanos da Argentina. As informações são da Agência Telam.

Martinez de Hoz, que está alojado em uma prisão comum, é acusado de participar do sequestro do empresário da indústria têxtil, Frederico Gutheim e de seu filho, Miguel Ernesto, em 1976. Ambos ficaram cinco meses e dois dias sequestrados e só foram libertados após concordarem em assinar um acordo que envolvia negociações em Hong Kong. A assinatura do acordo representou uma abertura do comércio virtual para os mercados internacionais, onde a ditadura tinha interesses.

O Secretariado dos Direitos Humanos lembrou que entrou com processo contra Martinez de Hoz por seu envolvimento no golpe de 1976 e pelo desaparecimento de João Carlos Casariego da Bel, funcionário do ministério da Economia.