Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Reguffe critica partidos e defende adoção de candidaturas avulsas

Terça, 18 de maio de 2010 

Reguffe: nojo dos partidos políticos
(Foto: V. Figueirêdo/CLDF)
Do site da CLDF
O deputado Reguffe (PDT) criticou hoje (18) em Plenário o modelo partidário brasileiro e defendeu mudanças na legislação eleitoral, como a adoção de candidaturas avulsas. "Eu tenho nojo dos partidos políticos. E digo isso sem medo de represálias, pois diversas vezes votei aqui contra determinações do meu partido. A política partidária atual é feita em torno de cargos e não de ideias", condenou.
Reguffe disse que, embora a Constituição Federal assegure o direito de votar e ser votado a todos os cidadãos brasileiros, esse direito de fato não é exercido "por mais de 50 por cento da população, que não é filiada a qualquer partido político". Ele defendeu a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional que permita às pessoas apresentarem candidaturas avulsas.

Fortalecimento
Em aparte às críticas feitas por Reguffe aos atuais partidos políticos, o deputado Chico Leite (PT) ressaltou também a "necessidade de fortalecimento dos partidos políticos, de forma democrática, e sem verticalizações autoritárias". O distrital disse que é preciso que se amplie o debate sobre as mudanças na legislação eleitoral.