Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 4 de setembro de 2010

Arraiá do candidato

Sábado, 4 de setembro de 2010
É necessário mais rigor para coibir a propaganda eleitoral irregular.

O TRE-DF se vira como pode na tentativa de coibir a propaganda política irregular. Ontem (3/9) foram apreendidas mais mil e trezentas peças de propaganda ilegal espalhadas pelo Plano Piloto, Santa Maria, Recanto das Emas, Fercal, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Estrutural, Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, Ponte JK, São Sebastião e Gama.

Os fiscais passaram o dia trabalhando, mas à noite as irregularidades se repetem.

Na noite desta sexta-feira, por exemplo, em praça movimentada no Setor Central do Gama, houve um “Arraiá” da tribo de um suplente de deputado distrital e que concorre nas eleições de outubro. O pretexto, um forró evangélico. Margeando a praça do “arraiá”, que contou com  um potente e ensurdecedor som, vários veículos adesivados e com baners de propaganda do pastor candidato a distrital. Também muitos cartazes colocados pelas imediações.

O locutor, aos berros, anunciava as bandas que logo mais se apresentariam no local, convocava os moradores “do Setor Central” para o evento e, claro, fazia os “agradecimentos ao apoio cultural do bispo...” e tome o nome completo do candidato. Só faltou falar mesmo o número do político do PR. Mas isso não era necessário, pois o local estava cheio de cartazes com o número pelo qual concorre a uma vaga na CLDF.

Os fregueses dos restaurantes próximos ao arraiá do bispo, e também os moradores da quadra, tiveram que aguentar a barulheira e os frequentes “agradecimentos” ao “apoio cultural” do candidato.

Muito cultural esse tal de apoio do bispo.

Por falar em propaganda eleitoral irregular no Gama, se os fiscais passarem pelas quadras da cidade irão flagrar pelos menos três ou mais propagandas irregulares em cada rua que fiscalizarem. São pinturas ou faixas e baners fixados nas partes exteriores de muros e grades. Em total desacordo com as normas que regem o assunto.