Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de março de 2011

Movimentos do campo lançam proposta alternativa ao Código Florestal

Terça, 29 de março de 2011
Das Agências Pulsar/NP

A Via Campesina e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) lançam hoje (29) um conjunto de propostas ao novo Código Florestal. As organizações defendem a conservação das florestas e a recuperação de áreas desmatadas ilegalmente.
www.brasil.agenciapulsar.org
Novo Código Florestal ameaça a natureza. (internet)

Recebe destaque a tese de que a conservação da natureza não é incompatível com a produção de alimentos. Afirmam que a destruição do meio ambiente prejudica primeiramente o agricultor familiar e o camponês, que terá sua terra afetada pela erosão, falta de adubação natural, perda de nascentes e predadores naturais.
Essa dinâmica, segundo as organizações, “empurra os camponeses para a cidade”. Ressaltam ainda que “o agronegócio destrói a terra que usa e vai embora grilar outras terras”.
A Via Campesina e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) cobram do governo federal a criação de políticas públicas que garantam assistência técnica, crédito e garantia de comercialização para que o agricultor familiar possa gerar renda em suas áreas florestais.
O substitutivo do Código Florestal é relatado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB) e aguarda votação no Plenário da Câmara. No final do ano passado, o projeto, que recebe apoio da bancada ruralista, foi aprovado pela Comissão Especial que debate o tema na Casa.
Além dos movimentos sociais camponeses, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) também se manifestaram contrárias à proposta. (pulsar/np)