Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Campanha demagógica. E ineficaz

Terça, 19 de abril de 2011
O governo que nada ou quase nada faz para a redução da violência, inclusive aplicando apenas uma pequena parte dos valores previstos no orçamento para o setor de segurança, agora, com o massacre da escola de Realengo, acordou.

Acordou, mas acordou para mais uma medida demagógica e ineficaz. Inventou mais uma campanha do desarmamento, como se isto viesse a reduzir os níveis de violência, quase guerra civil, em que vivemos. O grande mote dessa campanha iniciada agora é que a pessoa pode devolver sua arma sem que tenha de se identificar.

Se não fosse verdade, seria uma piada. Acho que os batalhões de cinegrafistas e fotógrafos já estão se preparando para filmar e fotografar chefes do PCC, do Comando Vermelho, da ADA, anonimamente, entregando suas armas. No Rio de Janeiro, a fila vai ser grande para os gerentes e soldados do tráfico. Não precisava aquela operação toda no Complexo do Alemão. Aqueles bandidos fortemente armados e que escaparam em fila do Morro do Alemão, devem, no mais breve espaço de tempo se dirigir, também em fila, a um dos postos de recolhimento de armas.

Deixarão suas armas com o Estado e receberão alguns trocados como pagamento de seus gestos tão nobres.

Os coronéis desse interiorzão do Brasil, entusiasmados com a iniciativa do governo federal, determinarão aos seus capangas, seus jagunços, que recolham suas armas à Polícia.

As milícias (tão festejadas incialmente pelo governador do Rio de Janeiro) que ganham milhões com os crimes de achaque, de exploração dos serviços de vans, de distribuição exclusiva de gás nos morros do Rio, de prestação dos serviços da Gatonet, e com assassinatos,  trocarão tudo isso por algum dinheiro em pagamento de suas armas.

Esta é a essência do Programa de Desarmamento que o governo federal põe em prática.

"Bandidos, entreguem suas armas e levem uns caraminguás em pagamento".

É...se não fosse verdade seria uma grande piada. Ou será uma piada?