Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de março de 2014

Estudantes fazem passeata na Esplanada e pedem aprovação do PNE

Quarta, 26 de março de 2014
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Cerca de 2 mil estudantes fazem uma passeata na Esplanada dos Ministérios. Eles saíram do Museu da República, por volta das 10h30, e seguem com destino ao gramado do Congresso Nacional

A marcha é liderada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e faz parte da Jornada de Lutas da Juventude que começa hoje (26). Os estudantes querem pressionar os deputados pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, e querem a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
Segundo a presidenta da UNE, Vic Barros, são necessários avanços nos investimentos destinados ao  ensino público brasileiro.
No momento, os estudantes ocupam três das seis faixas do Eixo Monumental, pista que passa em frente aos ministérios. Policiais acompanham os manifestantes e um grande engarrafamento toma conta da via.
Segundo o tentente-coronel Lucio Cesar Costa Marques, comandante da operação, cerca de 700 polícias foram destacados para acompanhar a manifestação. A previsão inicial era que 12 mil manifestantes ocupassem a Esplanada dos Ministérios.