Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Deputado segura projeto de lei que pode salvar o Centro Cultural Itapuã

Terça, 17 de novembro de 2009

 Foto: gamalivre.com.br
Na observação de um morador do Gama, "isso parece mais um caixote de pombo enfeiando o Cine Itapuã"

 Criado no final de agosto deste ano, o Gama Livre já no dia 7 de setembro, publicou postagem com o título “Um filme de terror. Ou de tragédia”. Pegando um gancho de matéria do mesmo dia do Correio Braziliense, comentou o abandono a que o atual governo do Distrito Federal tem relegado o Centro Cultural Itapuã, o velho e querido Cine Itapuã, na cidade do Gama/DF. Naquela postagem foi relatado o estado deplorável a que foi levado o nosso cinema.
Cadeiras quebradas, sala dominada pelo mofo, pintura totalmente deteriorada, teto com vazamento, instalações elétricas sem a menor condição de segurança, parte hidráulica em petição de miséria e os equipamentos de projeção sem condições de operação. Parecia mais um cenário de filme de terror, tudo isso como conseqüência do desprezo com que as autoridades do DF encaram a cultura, inclusive na Região Administrativa do Gama. Nada mudou para melhor. Para pior, sim. Até a construção de dois andares numa loja do prédio, deturpando o projeto arquitetônico do Centro Cultural, foi permitida pela Administração Regional da cidade. Nas palavras de um morador que passava ontem por volta das 10 horas em frente ao Cine Itapoã, a construção dos dois andares sobre a loja deixou aquela parte do Centro Cultural com cara de “caixote de pombo”. “Não é caixote de pombo, mas que parece, parece”, disse.
A cada protesto da comunidade, promessas de recuperação do Centro Culturall Itapuã. Logo depois vem o esquecimento e a continuidade do desprezo.
O pior é que dorme há meses, exatamente cinco meses e cinco dias, em alguma gaveta do gabinete de um dos deputados distritais, eleito basicamente pelo voto do eleitor do Gama, projeto apresentado em agosto de 2008 e que salvaria o Cine Itapoã. Em 2008 o projeto, cujo relator é o deputado Milton Barbosa, recebeu parecer favorável e em 31 de outubro daquele mesmo ano estava na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da CLDF pronto para pauta. Cinco dias após, o deputado Wilson Lima pede vista do processo, permanecendo com ele até 29 de dezembro de 2008, mas sequer deu voto em separado. No dia 12 de junho de 2009 Wilson Lima pede novamente vista. De lá até hoje, 17 de novembro de 2009, mais de cinco meses se passaram e o projeto permanece parado nas mãos do deputado. Enquanto isso, o Centro Cultural Itapuã agoniza.
De acordo com o projeto que se encontra há meses com pedido de vistas do deputado distrital Wilson Lima, o prédio do Centro Cultural Itapoã será declarado patrimônio arquitetônico, afetivo e cultural do Distrito Federal, considerando-o de “excepcional valor artístico” e a sua conservação “de relevante interesse público”.
Prevê ainda o projeto de lei, que é de autoria do deputado Cristiano Araújo, que o poder público encaminhará as medidas necessárias a fim de preservar as características originais da arquitetura do prédio. Neste ponto é de se estranhar que o administrador público, pela Administração Regional, tenha autorizado a construção de dois andares na loja de um dos comerciantes estabelecido no conjunto arquitetônico do Centro Cultural, quebrando a harmonia arquitetônica. Essa autorização foi questionada pelo pessoal ligado a arte na cidade. Depois de suspensa por alguns dias, as obras foram reiniciadas. Violentaram a arquitetura do Cine Itapoã.
Quanto à construção dos dois andares na loja, ontem pela manhã quando o Gama Livre esteve no local e fotografava as portas do cinema, remendadas com madeira, um antigo morador da cidade se aproximou e, com um sorriso no rosto, declarou: “até que enfim vamos ter de volta o nosso cinema, o nosso centro cultural”.
Não sabia ele, até então, que a nossa presença ali era para, mais uma vez, denunciar através do Gama Livre o descaso do governo do Distrito Federal com a cultura local e em especial com o Cine Itapoã. O seu rosto voltou a ficar sério e o morador deixou escapar um desabafo. Disse que “um dia, quem sabe, os homens do governo olham pra cá”. Alertado sobre o nome do deputado que mantém retido em mãos o projeto de lei que poderá recupera o Cine Itapoã, o morador lamentou que tivesse votado nele nas eleições passadas. “Mas pela última vez”, arrematou.
Ainda pelo projeto de lei retido pelo deputado Wilson Lima, recursos destinados à preservação e manutenção do Centro Cultural Itapoã serão assegurados na Lei Orçamentária Anual. Que o deputado permita que o projeto seja votado. Se desejar, que vote contra, pois isso é um seu direito, mas que permita que seus pares se pronunciem sobre assunto tão importante e caro para a cidade do Gama.

Foto: gamalivre.com.br
Vidraças da frente do Cine Itapuã e que estão remendadas com pedaços de madeira. Observa-se o teto com infiltração de água. Essa é a imagem do descaso do governo do Distrito Federal pela cultura da cidade. Enquanto isso, projeto de lei que pode salvar o Centro Cultural Itapuã permanece na gaveta.