Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Conheça a nova Mesa Mediadora do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama

Quarta, 19 de janeiro de 2022
FComGama inicia 2022 com renovação na Mesa Mediadora

Por Juan Ricthelly*

O Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama) é um espaço de diálogo e articulação política em nível comunitário, onde movimentos sociais, associações, entidades de diversos segmentos e líderes comunitários convergem para debater e encaminhar às demandas da comunidade.

Foi criado em 2011 por um conjunto de entes comunitários que sentiram a necessidade de um espaço onde a comunidade pudesse dialogar entre si e com os poderes constituídos, e desde então, tem atuado em defesa dos interesses da comunidade, em uma dinâmica oscilante entre momentos intensos de atividade e paralisia.

É um ente comunitário colegiado, que é gerido em caráter temporário pela Mesa Mediadora, que deve obrigatoriamente ter no mínimo duas mulheres em sua composição, onde líderes comunitários históricos já tiveram a oportunidade de trabalhar em prol da comunidade.

A Mesa anterior era composta por um conjunto bastante heterogêneo e representativo, a presidente do Conselho de Segurança, Nizia Maria, o conselheiro regional de saúde Paulo Martins, a assistente social Maria de Lourdes, o maestro da orquestra de Cordas do Gama, Roberto Farias, e Iolanda Oliveira, representante no Gama da organização Observatório Social de Brasília, tendo sido nomeada recentemente Diretora da Mesa Executiva do Observatório, e é suplente do Conselho de Transparência e Controle Social DF.

A nova Mesa assume em um ano que será marcado pela disputa eleitoral, onde vários líderes comunitários se colocam como candidatos, sendo que o balanço da gestão Ibaneis em seu último ano seguramente estará presente ao longo do ano.

Conheça agora a nova Mesa Mediadora do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama:

LÍGIA MARIA

Moradora do Gama há 18 dos seus 23 anos de vida. Enfermeira egressa da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF); mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Militante da Coletiva SUS e da Resistência Feminista. Espera colaborar com a comunidade do Gama na defesa do acesso à saúde pública de qualidade e mobilização da participação popular.

WADERSON ALVES 

Produtor cultural e Orientador Social hoje lotado no serviço especializado de acolhimento social da Sedes no Instituto Tocar unidade masculina no Gama.

Nascido na cidade do Gama, sempre esteve envolvido nas questões políticas da cidade. Espera poder colaborar com a participação da comunidade nas questões debatidas pelo fórum e ampliar as ações do mesmo na cidade.

YUPANQUI DIAS

Morador no Gama desde 1961, militante autoral sempre ligado as causas e questões político sociais na cidade e esporadicamente em outros Estados. Foi Assessor Parlamentar no Congresso Nacional, no Estado de Alagoas e de Mato Grosso. Espera poder colaborar com a sua participação e junto com a comunidade nas questões de importância relevantes debatidas pelo fórum e ampliar as ações na cidade.

LAURA GABRIELLE

Laura Gabrielle, 22 anos, professora de inglês/português, pedagoga, pós-graduanda em Neuroaprendizagem, artista e tatuadora, nascida em Minas Gerais e moradora do Gama desde 2000, a favor de causas ambientais, 'espero colaborar com o fórum para juntos transformarmos nosso Gama em uma cidade mais justa, cultural e ajudar no que me for competente'.

JUAN RICTHELLY

Juan Ricthelly (31 anos), advogado, doutorando pela Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMDP) músico, poeta, escritor, servidor público, ecossocialista, cervejeiro artesanal, cidadão e líder comunitário da República Democrática e Popular do Gama, perdidamente apaixonado pela América Latina e pelo sonho de que um dia seremos a Pátria Grande.

A nova Mesa Mediara assume com a proposta de resgatar a organicidade do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama, e espera promover os debates necessários e urgentes de nossa comunidade, em breve a primeira plenária comunitária será convocada com o propósito de estabelecer as prioridades da nova gestão.


*Fonte: https://www.juanricthelly.com/