Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

LANÇAMENTO ONLINE — “Se não fosse o SUS . . .”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Quarta, 26 de janeiro de 2022
“Se não fosse o SUS” registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas e territórios - Reprodução

LANÇAMENTO ONLINE
“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Filme do Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem estréia nesta quinta-feira (27), em seu Facebook e canal no Youtube

Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) | 26 de Janeiro de 2022

“Se não fosse o SUS” registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas e territórios - Reprodução

O documentário “Se não fosse o SUS…” é uma produção do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que aborda o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia no Brasil. O lançamento será virtual e gratuito, nesta quinta-feira (27), às 21h, através do Facebook e Youtube do CNS.

Segundo o CNS, o documentário registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e territórios, com testemunhos de trabalhadores, usuários e integrantes de conselhos de Saúde.


Com roteiro e direção de Guilherme Castro, que também assina o documentário “SUS, em defesa da vida” e a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares”, o material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.

O Conselho recorda que o filme também mostra como o negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas, enquanto a pandemia ainda causa grande sofrimento à população. Ao mesmo tempo, revela a abrangência, a estrutura e a necessidade de defesa do modelo de saúde pública universal do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CNS reforça também que o controle social no SUS é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas.


Edição: Marcelo Ferreira