Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Saltei de banda. A voz de Elza se calou. Ela disse que "eles chegaram. Vieram me buscar!"

Sexta, 21 de janeiro de 2022


Ontem e hoje eu ruminei minha dor de saber que a poderosa voz de Elza Soares, finalmente, se calou. Porém tive e tenho a certeza da multiplicidade de inúmeras Elzas que seguirão cantando e gritando suas vidas preciosas. Essa nossa Elza carioca foi tudo embora tenha guerreado muito para deixar de ser nada. Pois este parecia ser o destino daquela menina negra e favelada cujo pai obrigou a casar aos doze anos com um homem bem mais velho. Ela tinha a garra da intuição e empunhou as armas do seu canto.

Foi pra luta. Venceu demandas. Enfrentou toda a sorte de preconceitos. Passou por cima. Saltou de banda. Na chegada do seu fim, teve o prêmio de poder calmamente avisar sua família que estava indo embora. Acrescentou que eles estavam chegando para buscá-la. Quem serão eles? Os anjos ou os familiares que partiram antes? Mistério digno da deusa Elza. Aquela guerreira do planeta fome que Ari Barroso um dia recebeu como caloura. A mesma criatura que amou Mane Garrincha. Por causa dela em 1962 ganhamos a Copa do Chile. Essa Elza cuja voz ontem se calou foi nossa representante digna.

Pessoalmente tenho dela boas recordações. Uma vez em Sampa, fui vê-la no Bar Bhrama e até cantei com ela um samba de Noel. Sigo amando nossa Elzao como a família a chamava. Sigo rememorando seu desfile na Mocidade Independente de Padre Miguel. Uma verdadeira rainha do Brasil da periferia. Elza ativista e consciente até o fim. Unanimidade essa menina de 91 anos bradou sobre a carne mais barata do mercado. Ela passou a cantar que "foi" a carne negra. Saiu de banda. Deixou amor e respeito. Transformou dor em admiração. Melhor dizendo: Elza partiu deixando imensa saudade e uma pergunta no ar — por que não esperaram mais um pouco para vir buscar essa feminista figura que quase chegou aos 100. Bem, era a hora. Essa cidadã brasileira que cantou "se acaso você chegasse". Ela revelou: eles chegaram. Levaram a mulher do fim do mundo. Sequestraram a Elza do planeta Fome. Ela brilha agora no Universo Luz. Sorte nossa termos conhecido Elzao. Muita sorte! Cida Torneros

Foto com Elza Soares e Cida Torneros

---------------

Cida Torneros é jornalista aposentada e edita no Rio de Janeiro o Blog Vou de Bolinhas. É uma querida amiga deste Blog Gama Livre.