Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Eleições DF: confusão cada vez maior

Quarta, 13 de abril de 2022


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Cenários de prováveis candidaturas, federações, coligações e alianças não clareiam com o fim do prazo de mudanças partidárias. Vídeos que circularam pelas redes sociais deram o tom da turbulência. Em um deles, o ex-governador José Roberto Arruda, imagina sua esposa Flávia Arruda, no GDF. Noutro, o senador Reguffe (UniãoBR), assegura que Paula Belmonte estará na disputa a um cargo majoritário, em 2022.

Por Chico Sant’Anna
A expectativa de muitos era de que com a data limite de mudanças partidárias, o cenário das candidaturas no Distrito Federal fosse se aclarar agora em abril. Ledo engano. Tudo ficou ainda mais confuso. Não apenas pela possibilidade de os partidos se federalizarem entre si – até 31 de maio – mas, principalmente, pelo fato de a data limite da formalização das candidaturas ficar bem pertinho do pleito: de 20 de julho a 5 de agosto. Além disso, as arquiteturas eleitorais obrigam cálculos importantes não só para ganhar as eleições majoritárias, como também eleger deputados federais e ultrapassar à cláusula de barreira. Uma espada de Dâmocles sobre a cabeça dos partidos. Por isso mesmo, articulações daqui, balões de ensaios dali, tumultuam o processo. A mais recente turbulência eleitoral envolve três mulheres da política: Flávia Arruda (PL), Paula Belmonte (Cidadania) e Damares Alves (Republicanos).

Vídeos que circularam pelas redes sociais deram o tom da turbulência. Em um deles, o ex-governador José Roberto Arruda, imagina sua esposa Flávia Arruda, no GDF. Noutro, o senador Reguffe (UniãoBR), assegura que Paula Belmonte estará na disputa a um cargo majoritário, em 2022.