Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de abril de 2022

“O maior acionista da Petrobrás é o povo brasileiro” e isto não é piada

Sexta, 29 de abril de 2022


“O maior acionista da Petrobrás é o povo brasileiro” e isto não é piada
Publicado pela AEPET em 28/04/2022

Em tempos do “politicamente correto” muitos temas relevantes deixaram a pauta de comediantes e humoristas.

Entretanto, não se pode esconder o poder de alcance que este tipo de arte atinge. Na semana passada, o ator, humorista, comediante e apresentador Gregório Duvivier, destacou a história da Petrobrás, a descoberta do pré-sal e o preço paritário de importação (PPI) em seu programa semanal Greg News, da HBO, disponível também no Youtube.

Em menos de 30 minutos, com a leveza do humor, o programa desconstruiu a falácia da Petrobrás quebrada, mostrou como se “rasgou” o bilhete premiado do pré-sal e a razão da existência do PPI, tudo entremeado com galhofas e piadas, num humor ácido, característico de Duvivier. O que não impediu que fosse didático e correto.

Para construir o roteiro, a produção do programa ouviu o Sindipetro ES, o economista e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Eduardo Costa Pinto, e o ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella.

O programa discutiu os impactos do desmonte da Petrobrás e da desnacionalização e privatização do pré-sal na vida do povo brasileiro. Além dos prejuízos que a população sofre com o aumento escandaloso dos preços dos combustíveis, Duviver também falou sobre o desmonte das políticas de saúde e educação, que deveriam estar sendo financiadas pelo pré-sal. Considerado um “bilhete premiado” quando foi descoberto, o pré-sal sofreu uma inversão de prioridades no governo Bolsonaro, que utiliza os rendimentos do petróleo brasileiro para aumentar o lucro do mercado e dos acionistas privados da Petrobrás, enquanto o povo não tem condições de comprar um botijão de gás e nem acesso à saúde e à educação de qualidade.

O programa não trouxe nenhuma novidade para os leitores da AEPET, que vem denunciando de forma sistemática o desmonte da Petrobrás, o desvirtuamento do emprego da renda petroleira advinda do pré-sal e os efeitos nefastos do PPI em todo a economia brasileira. Por isso indica o episódio 6 da atual temporada do Greg News, como forma de ampliar ainda mais a revelação do que se esconde por trás desta perseguição à Petrobrás e sua importância para a Soberania Nacional.

Clique aqui para assistir ao Greg News “O maior acionista da Petrobrás é o povo brasileiro”.

ENERGIZANDO

*FUP, CNQ e Sindipetro NF debatem proteção jurídica e formas de acolhimento às vítimas de acidentes de trabalho


**Petrobras investe apenas pouco mais de 1/3 do programado


***Rússia suspende entregas de gás para Polônia e Bulgária