Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Eleições DF: Tem mais mulher na área

Quinta, 14 de abril de 2022
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Izalci, Reguffe, Paula Belmonte: na pré-corrida ao GDF, dos três um ficará de fora.

Se exitosos, os movimentos de Paula Belmonte (Cidadania) resultariam na exclusão do senador Izalci Lucas (PSDB), um dos primeiros pré-candidatos a se colocar eleitoralmente. Mas Izalci se diz tranquilo, não apenas por ter confiança em Belmonte, mas principalmente pelo fato de que o regimento da federação PSDB/Cidadania estabelece que as candidaturas majoritárias serão definidas pela direção nacional. Nessa instância, diz ele, o PSDB detém 15 dos 19 votos.

Por Chico Sant’Anna

Não serão apenas Keka Bagno (Psol) Leila Barros (PDT) e, eventualmente Flávia Arruda (PL), as mulheres que terão seus nomes na corrida ao Buriti. Na relação de candidatas pode aparecer também o nome de Paula Belmonte (Cidadania). A deputada aguarda apenas uma decisão de Reguffe (União Brasil). Se o senador desistir, ela colocará seu nome como candidata numa coligação que reuniria a federação PSDB-Cidadania, o Podemos e o Solidariedade.

Se exitosos, os movimentos de Paula Belmonte (Cidadania) resultariam na exclusão do senador Izalci Lucas (PSDB), um dos primeiros pré-candidatos a se colocar eleitoralmente. Ressalte-se que o marido da deputada, Luis Felipe Belmonte, é o primeiro suplente do tucano. Na estratégia da deputada, ela se valeria do artigo 17 do regimento da federação para exercer seu poder de decisão. Por esse artigo, em cada estado ou no DF, a composição da direção regional será definida pelos votos obtidos para deputado federal, em 2018. Pelas contas do Cidadania, ela teria 70% dos votos na direção interna. Mas Izalci se diz tranquilo, não apenas por ter confiança em Belmonte, mas principalmente pelo fato de que o regimento da federação PSDB/Cidadania estabelece que as candidaturas majoritárias serão definidas pela direção nacional. Nessa instância, diz ele, o PSDB detém 15 dos 19 votos.