Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de abril de 2022

UnB não quer Nova Saída Norte dentro do Campus

Quinta, 28 de abril de 2022
Pelo projeto constate no site da Semob, a Via UnB-1 (foto) seria o trajeto por onde os veículos chegariam na Asa Norte. Foto de Valéria Mendonça.

“As atividades de ensino e pesquisa da Universidade necessitam de ambientes adequados para a sua realização. Isso supõe, por exemplo, níveis sonoros compatíveis com as atividades em salas de aula e laboratórios ou com os estudos realizados na Biblioteca Central” diz a UnB em nota oficial.

Por Chico Sant’Anna

A Universidade de Brasília não quer ver o campus Darcy Ribeiro sendo atravessado pelas vias da Nova Saída Norte, empreendimento rodoviário de R$ 4 bilhões, que o GDF apresenta como solução de mobilidade urbana para a ligação Plano Piloto região Norte do Distrito Federal. A UnB emitiu nota oficial para informar que não foi procurada pelo GDF, não autorizou a travessia do Campus e que considera inadequadas intervenções viárias que tragam maior circulação de veículos nos seus campi. “As atividades de ensino e pesquisa da Universidade necessitam de ambientes adequados para a sua realização. Isso supõe, por exemplo, níveis sonoros compatíveis com as atividades em salas de aula e laboratórios ou com os estudos realizados na Biblioteca Central”.

Croqui do trajeto proposto

Segundo o documento Projeto Nova Saída Norte — Informações Gerais, constante na página da secretaria de Mobilidade do DF (Semob), a nova ligação possui uma extensão total de 22 km, entre a Av. L2-Norte na Asa Norte — Plano Piloto e a Rodovia BR-20 Km, no “trevo” de acesso a Sobradinho.