Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de setembro de 2023

MPDF inaugura nesta quarta (20/9) Ouvidoria da Mulher para tratar de denúncias de violência de gênero

Terça, 19 de setembro de 2023


Do MPDF
Inauguração será nesta quarta, 20 de setembro, às 15h. Canal especializado de atendimento vai encaminhar denúncias sobre o tema com alta prioridade para os órgãos e promotorias responsáveis

Na quarta-feira, 20 de setembro, às 15h, será inaugurada a Ouvidoria da Mulher no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Será um canal de atendimento especializado, com um fluxo de procedimentos específicos, e o objetivo será receber, tratar e dar encaminhamento às denúncias de mulheres em situação de violência, seja física, moral, psicológica, sexual, patrimonial, no ambiente público ou privado e na internet. As mulheres contarão com local de atendimento reservado, escuta qualificada e atendimento humanizado, por meio de equipe especializada.

Somente entre 14 de junho e 14 de setembro de 2023, a Ouvidoria do MPDFT cadastrou 34 registros com o assunto “violência doméstica”. Para a Ouvidora da Mulher, promotora de justiça Mariana Nunes, “a Ouvidoria das Mulheres é um importante canal para implementação da equidade de gênero, pois além de promover a escuta e o devido encaminhamento de mulheres vítimas das mais diversas formas de violência, ainda tem como missão incrementar ações de prevenção, proteção e promoção dos direitos humanos das mulheres”.

A cerimônia de inauguração deve contar com as presenças do procurador-geral de justiça, Georges Seigneur; do ouvidor do MPDFT, procurador de justiça Francisco Leite; da ouvidora das mulheres do Conselho Nacional do Ministério Público, Bianca Stella Azevedo Barroso; da ouvidora da mulher do MPDFT, promotora de justiça Mariana Nunes, da promotora de justiça Thaíse Dezen e da professora da Universidade de Brasília Janaína Penalva.

A Ouvidoria da Mulher vai integrar a estrutura da Ouvidoria do MPDFT e pode ser acessada por meio dos mesmos canais (veja abaixo). A implementação da Ouvidoria da Mulher atende à Recomendação nº 88/2022 do CNMP.

Como falar com a Ouvidoria


Telefones: 0800 644 9500 (ligação gratuita), em dias úteis, de 2ª a 6ª, das 12h às 18h.

Atendimento pessoal: Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 2, sala 138, Sede do MPDFT, Brasília. Em dias úteis, de 2ª a 6ª, das 12h às 18h.

Coleta nas urnas das Promotorias de Justiça das cidades

Carta dirigida à Ouvidoria do MPDFT: Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 2, sala 138, Sede do MPDFT, Brasília-DF, CEP 70091-900.