Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Silvio Tendler conta a história do nacionalista Leonel Brizola

Sexta, 29 de setembro de 2023

Silvio Tendler conta a história do nacionalista Leonel Brizola

Menino pobre que se tornou engenheiro e governador de dois estados, Brizola planejou o desenvolvimento regional e, no Rio Grande do Sul, criou um “BNDES para o Sul” , o BRDE. É também recordista na construção de escolas e salas de aula

Publicado em 29/09/2023

24 de agosto, data do suicídio de Getúlio Vargas, e 3 de outubro, criação da Petrobrás, que está completando 70 anos, são duas datas carregadas de simbolismo para o Brasil e para brasileiros que anseiam pela volta de líderes com projeto nacional.

Neste contexto, o AEPET TV foi ouvir o diretor Silvio Tendler, que está preparando seu novo filme, Leonel Brizola, anotações para uma história, no qual o político gaúcho é merecidamente tratado como estadista.

Nesta entrevista, Tendler pondera que a visão de estadista de Brizola não se restringe a iniciativas como encampar multinacionais que não prestam o serviço contratado ou à reforma agrária, o que já não é pouco. O menino pobre que se tornou engenheiro e governador de dois estados, planejou o desenvolvimento regional e, no Rio Grande do Sul, criou um “BNDES para o Sul” , o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento Econômico, que existe até hoje, aglutinando Paraná e Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, estado que que governava. Brizola é também recordista na construção de escolas e salas de aula.

Confira a entrevista exclusiva no AEPET TV!

Silvio Tendler conta a história do nacionalista Leonel Brizola