Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Agora é definitivo! Mané Garrincha é o nome do estádio de Brasília. Agnelo perdeu!

Quarta, 27 de junho de 2012
Do Blog Brasília por Chico Sant'Anna
 
Estádio Nacional de Brasília registra a primeira goleada, antes mesmo de ser inaugurado: Mané Garrincha 17 x Agnelo Zero.

Os deputados distritais decidiram na tarde desta terça-feira (26) manter a homenagem ao Mané Garrincha no Estádio Nacional de Brasília. A Câmara Legislativa havia aprovado o projeto neste sentido, mas o governador Agnelo Queiroz (PT) decidiu vetar a proposta. Apesar de a matéria ser assinada por uma oposicionista, em decisão unânime dos 17 distritais presentes na sessão desta terça, o veto do governador foi derrubado e a nova arena terá de ser batizada com o nome do ídolo do futebol.

Durante toda a terça-feira, internautas promoveram grande campanha no Twitter para que a homenagem ao jogador fosse mantida no novo estádio. O tópico chegou a ser discutido por 102 mil perfis diferentes na rede social, chegando a ficar entre um dos mais comentados do dia.

O debate sobre o nome da nova arena surgiu após uma reunião entre a deputada Liliane Roriz (PSD) e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alfredo Gastal. A parlamentar decidiu apresentar o projeto após tomar conhecimento pelo representante do órgão que o estádio não poderia mais ser reconhecido como Mané Garrincha, já que o original havia sido demolido e outro projeto seria erguido no mesmo local.  “O Mané Garrincha sempre foi mais que um ídolo. É a história de Brasília”, frisou Liliane.