Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Em defesa do povo cigano

Sexta, 29 de junho de 2012
Amigos,
Lá no Rio corri muito, por 6 dias, na Cúpula dos Povos, falando e panfletando e nem acessei a internet para ver se o vídeo abaixo havia sido enviado direito.

Estava sozinha e fui acolhida por todos os ativistas e representantes do mundo inteiro, que encontrei por lá. 

Consegui um bom espaço nas tendas diversas e em muitos meios de comunicação para divulgar a luta pela inclusão social do povo cigano. E ninguém sabia da verdadeira situação deles,  no Brasil (800.000, 90% analfabetos) e nem da dos outros países (15 milhões, quase a totalidade, também em situação dolorosa). Fiz tudo o que meu limite físico permitiu.

O líder  dos ciganos de BH, Sr. Carlos, (bairro São Gabriel)  esteve por lá, mas somente conseguiu por uma tarde (quinta), e deu umas entrevistas boas, antes de partir.

Já que eu era do "Movimento dos Sem Tenda", ao esperar minha vez de falar, aprendi tanto e com tanta gente boa do mundo inteiro, dedicando seu tempo, inteligência, suas pesquisas, sua coragem para tornar esse mundo viável .

Uma noite, enquanto falava na Radio Cúpula, meu filho Vitor e a namorada filmavam. Quando terminou, ele, que havia ouvido ali mulheres de várias organizações alertando a todos sobre os problemas do planeta, os estragos no ser humano e na natureza, falou-me:

-Mãe, a Rio+20 está acontecendo  mesmo é aqui, na Cúpula dos Povos.

Só chorei muito quando, na noite da cerimônia da Vigília Inter-Religiosa, com dezenas de representantes religiosos e de etnias diversas, e mídia internacional, chamaram-me para representar esse povo tão doce, tão sofrido pelo qual luto tanto.

Eu sabia que aquele lugar era deles. E enviei junto com todos a energia para os governantes do planeta lutarem verdadeiramente para preservar o planeta e também para as sementes de girassol que serão plantadas pelo mundo afora.

E imaginava ciganinhas de olhos fechados e pais de família, de chapéu na mão - em ato de contrição, distribuindo  ao mundo sua fé,  sua coragem de seguir em frente. Apesar de tudo!

"Solo le pido a Dios, que el injusto no me sea indiferente,
Que la reseca muerte non me encontre, vazio e solo sin  haber hecho lo suficiente." Violeta Parra.

Abaixo, o vídeo para a Rio+20. Divulguem, por favor. Sempre há tempo para mudanças.

Abraços fraternos.

Bernadete Lage Rocha - Professora
Conselho  dos Direitos da Criança e do Adolescente
Conselho de Segurança Alimentar