Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Celina Leão anuncia candidatura à presidência da Câmara Legislativa

Quarta, 30 de dezembro de 2014
Partidos que se juntaram à aliança de Rollemberg no segundo turno das eleições cobram espaço no governo

Suzano Almeida e Millena Lopes
redacao@jornaldebrasilia.com.br

O desejo do governador eleito Rodrigo Rollemberg prevaleceu e o PDT oficializou ontem, durante almoço às margens do Lago Paranoá, a indicação do nome da distrital Celina Leão (PDT) para a disputa da presidência da Câmara Legislativa, para o biênio 2015-2016. A distrital, que vai para seu segundo mandato, foi a principal opositora ao governo de Agnelo Queiroz e agora tem a missão de convencer seus pares, até às 15h de amanhã, quando ocorrerá a eleição para a Mesa Diretora, de que é a melhor opção para a Casa.


O presidente regional do partido, Georges Michel, afirmou que o nome de Celina foi consenso dentro do PDT e confirmou que a parlamentar foi o nome indicado por Rollemberg. “A Celina foi uma escolha do governador. Pretendemos fazer gestão alinhada ao governo, porém, ela não será condicionada a cargos”, garantiu o presidente.

Sabendo da resistência de alguns partidos ao seu nome, Celina pretende buscar apoio dos demais parlamentares. “Gostaríamos de construir um consenso com todos os blocos. Quero que entendam que votar na Celina não significa ser da base, pois o que estamos tentando construir é uma cidade melhor”, declarou a candidata oficial, que completou: “Espero que  entendam que todos precisam de todos”.

Também cotado, logo após as eleições, para a presidência da Casa, Joe Valle (PDT) afirmou que o momento não é de disputas internas, mas de união entre os distritais do partido. “Essa foi uma escolha do governador. Não é o momento de disputas que atrapalhem a cidade. Não estou pensando em mim, mas no que for melhor para o coletivo”, declarou Joe, que ainda não definiu para qual comissão se candidatará, já que não poderá disputar cargo na Mesa Diretora. Ele está entre a Transparência, da qual é o titular, ou Ética, onde relatou a cassação de Raad Massouh (PPL).

Resistência dos aliados

Partidos que se juntaram à aliança de Rollemberg no segundo turno das eleições cobram espaço no governo, reclamam que não estão sendo ouvidos. Este pode ser um entrave à eleição de Celina.

PT e PMDB articulam alternativa

Partidos, como PT e PMDB, tentam articular candidaturas alternativas. Ontem, o PT-DF publicou resolução determinando que a bancada vote conforme orientação da legenda: o candidato é Chico Leite (PT), conforme assegura o distrital Ricardo Vale, que também é secretário-geral da sigla.  A expectativa é reunir um grupo de 13 ou 14 deputados para se chegar a um consenso.

Ontem, o  governador eleito se reuniu pessoalmente com algumas legendas, para angariar apoio para Celina. Na conta de prováveis 16 votos, estaria o de Dr Michel (PP), que garante: não foi convidado.

Outros dois distritais que também estariam na conta seriam Liliane Roriz e Juarezão, ambos do PRTB, que anunciou ontem que a decisão sobre o apoio ficará a cargo do partido. Os deputados da sigla também estariam nas contas de Filippelli, assim como Cristiano Araújo (PTB) e Telma Rufino (PPL). A novata, que não foi encontrada,    também estaria entre os 16.

A assessoria não confirma, mas é o  vice-governador Tadeu Filippelli, presidente do PMDB-DF, quem estaria  articulando pessoalmente o candidato  alternativo. Distritais do bloco Amor por Brasília estariam sendo cortejados para se juntar ao almejado “grupo dos 13 ou 14”.

O PMDB, a exemplo do PT, que se reuniu ontem com Rollemberg, ainda deve ser procurado, segundo o futuro secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas.  “Estamos procurando todos os atores para trabalhar pelo melhor para o DF”, disse.

Saiba mais
Além de Celina Leão, Georges Michel e Joe Valle, participaram do almoço, que oficializou a candidatura do PDT, o senador Cristovam Buarque e o distrital eleito Reginaldo Veras.
 
Nome ventilado para a disputa à presidência, a novata Sandra Faraj  (PSD) foi chamada  por Celina para uma conversa.   Ela faz parte do bloco Amor por Brasília, que reúne seis distritais. Com a inviabilidade da candidatura à presidência, Sandra estaria interessada na Comissão de Constituição e Justiça.
 
Na Câmara Legislativa, o nome da Celina Leão ainda deve enfrentar resistência. Crítica ferrenha do governo de Agnelo Queiroz, a distrital  tem personalidade forte.
 
Fonte: Jornal de Brasília