Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

COOPERAÇÃO: Cuba envia 212 médicos à Venezuela para combater o novo coronavírus

Segunda, 17 de agosto de 2020


Governo bolivariano prevê que até setembro o país receba ajuda de mil profissionais


Caracas (Venezuela) |
 
Até setembro, a Venezuela espera contar com mil profissionais cubanos apoiando no combate à pandemia. - Leonel Retamal / Telesur

No último domingo, 16, um avião com 212 médicos cubanos aterrissou na Venezuela para apoiar no combate à pandemia da covid-19. A brigada foi recebida pelo chanceler Jorge Arreaza, o ministro de Saúde Carlos Alvarado e o embaixador cubano, Dagoberto Beralta no aeroporto internacional Simon Bolívar, estado La Guaira.

Segundo o ministro de Saúde venezuelano, atualmente existem 500 profissionais de Cuba atendendo pacientes com o novo coronavírus. A expectativa é que até setembro cheguem novos grupos totalizando mil colaboradores. 
Atualmente, cerca de 20 mil cubanos trabalham no sistema de saúde venezuelano, através de programas sociais como a Missão Bairro Adentro, que abriu Centros de Diagnóstico Integral nas comunidades periféricas do país; e Missão Milagre, pela qual foram realizadas 6 milhões del cirurgias oculares nos últimos 16 anos.
"Isso é o que eles [Hugo Chávez e Fidel Castro] construíram, sonharam. Os povos de Cuba e Venezuela estão tornando realidade esses sonhos dos nossos comandantes", afirmou o chanceler Arreaza.
A Venezuela vive o momento mais crítico da pandemia com 33.755 casos registrados e 281 mortes pela covid-19.  A maioria dos casos se concentram na capital Caracas, com 8.722 doentes.
Por isso, a maioria dos profissionais será enviada para o Distrito Capital, a fim de conter a demanda. Na Venezuela, mais de 90% dos pacientes são tratados pelo sistema público de saúde. Desde o início de agosto foi aberto um hospital de campanha, no complexo esportivo Poliedro, com 1,2 mil leitos.
Também foram habilitados alojamentos para o tratamento de infectados com o novo coronavírus nas bases de Grandes Missões, com capacidade para atender mais 6 mil venezuelanos.
No estado Miranda, o segundo maior foco de contágios com 4.905 casos, habilitou 3.500 leitos em 21 municípios.
O novo contigente aterrissou na noite de domingo, no aeroporto internacional Simon Bolívar, cerca de 30km de Caracas. / Leonel Retamal / Telesur

Já a ilha caribenha acumula 3.116 casos positivos, sendo que 2.620 pacientes já receberam alta, representando uma taxa de recuperação de 79%. Além disso, 88 pessoas faleceram, uma das menores taxas de mortalidade da região. 


A biomedicina cubana também foi responsável pela criação do Interferón Alfa 2B, medicamento com efetividade de cerca de 80% no tratamento de pacientes com o vírus Sars-Cov2. Em todo o mundo, 45 países solicitaram o remédio. O anti viral é um dos três fármacos cubanos distribuídos em kits pelo governo bolivarino aos pacientes na Venezuela. 
Além da relação bilateral frutífera com a Venezuela nos últimos 17 anos, o governo e o povo cubano dão exemplo de solidariedade em todo o mundo. Atualmente, 38 países contam com cerca de 3.700 médicos da Brigada Henry Reeve, apoiando as equipes de saúde que combatem a pandemia.
No entanto, ao todo, 58 países contam com o trabalho de profissionais cubanos. Por isso, nesse ano, há uma campanha internacional em defesa do Prêmio Nobel 2020 aos médicos cubanos.
Edição: Leandro Melito