Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Sobre a prisão da cúpula da Saúde do governo Ibaneis, o Psol divulga nota

Quarta, 26 de agosto de 2020

NOTA DO PSOL-DF SOBRE A PRISÃO DA CÚPULA DA SAÚDE DO DF
Perdemos mais de 2 mil vidas no DF por conta da COVID-19. Centenas de profissionais da saúde lidam diariamente com péssimas condições de trabalho enquanto buscam salvar vidas. E que vemos como resposta do GDF? Em primeiro lugar, uma tentativa de mascarar os números, estratégia já antes utilizada pelo governo federal. Em segundo lugar, uma tentativa de reabertura acelerada enquanto estamos no auge da doença no DF.
E, hoje, ainda vimos a prisão do Secretário de Saúde e toda cúpula da secretaria por suspeita de fraude nas compras de testes rápidos. Testes mal feitos e superfaturados que colocaram várias famílias em uma situação de fragilidade ao não ter credibilidade sobre seus resultados.
Não é de agora que a gestão de Francisco Araújo é alvo de questionamentos. O mandato do deputado Fábio Felix apresentou há 92 dias um requerimento para que ele viesse se explicar na CLDF.
Vale destacar que o governador Ibaneis Rocha (MDB) também deve explicações como deixou a Saúde chegar nessa situação, em um dos momentos mais sensíveis e no qual essa área é ainda mais central. Ele foi o responsável pela nomeação de Francisco Araújo que, antes de ser Secretário, comandava o IGES. E é revoltante, caso se confirme as denúncias, que o cargo tenha sido usado para práticas de corrupção, se aproveitando de uma conjuntura dramática para isso.
Além disso, já passou da hora da CLDF iniciar a CPI da Pandemia para investigar as improbidades do governo Ibaneis na área da saúde diante do descaso e da negligência no enfrentamento ao corona vírus no DF.
Executiva do PSOL-DF
25 de agosto de 2020