Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Moradores de comunidade são agredidos em visita de governador

Quarta, 3 de agosto de 2011
Da Agência Pulsar
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), surpreendeu na noite desta terça-feira (2) a comunidade Aldacir Barbosa, em Fortaleza. Em visita, tentou convencer moradores a aceitar a desapropriação de imóveis para realização de obras da Copa de 2014.

Segundo o morador Jersey Oliveira, o governador estava acompanhado de aproximadamente 30 policiais, sendo recebido com protestos por parte da comunidade. Ele conta que a polícia militar reagiu com violência, chegando a agredir moradores. Três mulheres ficaram com hematomas no corpo.

O governador chegou à comunidade por volta das 9h30 da noite. De acordo com Jersey, muitos se negaram a abrir as portas de casa, já que não queriam negociar a situação de forma individual. Jersey caracteriza a ação do governador como um “diálogo de chibata”.

A comunidade Aldacir Barbosa está situada próxima ao Terminal Rodoviário João Tomé, no Bairro de Fátima, área nobre da cidade de Fortaleza. O conjunto habitacional fica onde um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve passar.

Para Jersey Oliveira, a obra serve à especulação imobiliária. Diz que o trem urbano é voltado para turistas, sem que se pense na vida dos moradores da comunidade, que existe há 30 anos. A obra planejada integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além da Aldacir Barbosa, outras comunidades de Fortaleza como Trilha do Senhor, Dom Oscar Romero, João XXIII e Montese também correm risco de serem desalojadas. Jersey explica que as comunidades ameaçadas estão se reunindo em assembleias para cobrar direitos. Elas formam o Movimento de Luta em Defesa da Moradia (MLDM). (pulsar)