Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Brasil continua o paraíso dos banqueiros. A auditoria da dívida determinada pela Constituição não acontece

Quarta, 30 de novembro de 2011
E ainda tem gente que diz que o Brasil é uma ilha de tranquilidade num oceano de crises financeiras. O Brasil vai mal, muito mal. Quem vai bem, muito bem, são os banqueiros, os rentistas nacionais e estrangeiros que nos extorquem os mais altos juros do planeta.

Há um déficit tremendo de casas populares, mas os juros pagos pelo Brasil só neste ano dariam para construir mais de 3,7 milhões dessas moradias. Com os escorchantes R$217 bilhões de juros (sim, este é o valor pago aos banqueiros a título de juros da dívida federal pago aos rentistas, aos banqueiros) o Brasil faria muita coisa. O país poderia, por exemplo, manter 105 mil crianças na escola, mas o que acontece é que há ainda milhares excluídos do sistema educacional. O que mais se vê são escolas caindo aos pedaços, sem equipamentos e, principalmente, sem professores preparados. Duzentas e trinta e cinco mil escolas poderiam ser construídas.

Nas grandes cidades a podridão corre a céu aberto, mas o dinheiro pago aos banqueiros é coisa sagradas pelos nossos governantes, sejam os passados ou os atuais. Com a grana que sai do povo e entra nos cofres da banqueirada daria para realizar mais de 64 milhões de ligações de esgoto.

País continental, o Brasil tem uma vergonhosa malha ferroviária. Esse quadro seria diferente se construíssem os nove mil quilômetros de estradas de ferro, com os mais de R$217 bilhões de juros. Ou, então, 166 mil quilômetros de rodovias.

O governo federal está privatizando os aeroportos (silêncio total das centrais sindicais e entidades que tanto foram protestar nas ruas contra a privataria do governo FHC), mas o dinheiro dos juros daria para construir 333 novos aeroportos.

Os números acima constam do site http://www.jurometro.com.br/ criado pela Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo).

Aproveite o embalo e veja aqui o Dividrômetro, como seu dinheiro está sendo gasto pelo governo.