Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 30 de abril de 2016

MPL/DF: Carta da Ocupação do DFTRANS

Sábado, 30 de abril de 2016

Do MPL — DF
Movimento Passe Livre

O GDF (Diretor do DFTrans e chefe de gabinete do secretário dos transportes) estava se recusando a dialogar com a ocupação. Tentou desmoralizar, desmobilizar e enfraquecer o movimento, querendo isolar a comissão de estudamos do grupo maior da ocupação e só conversar com ela. 

Trataram os estudantes como moleques e como incapazes. Falaram de "berreiro" e deixaram claro que não acreditam na forma dos/as estudantes se organizaram para dialogar.


Depois de muita insistência, vieram para a sala onde todos estão. E continuam culpando o sistema e a tecnologia, mas "promete" que em maio ninguém fica sem passe livre estudantil.
-----------------------


Carta da Ocupação do DFTRANS

Brasília, 29 de abril de 2016
Nós, estudantes do Distrito Federal e Entorno, ocupamos desde o dia 28 de abril de 2016 a ouvidoria do DF Trans da Rodoviária do Plano Piloto. Estamos aqui para reivindicar nossos direitos relacionados ao cartão passe livre, que foram duramente conquistados e que hoje nos causam problemas. Com o recadastramento dos cartões, a lentidão e burocratização do sistema milhares de estudantes perderam seus acessos e estão sem condições de estudar. Não podemos aceitar passivamente que ataquem nosso direito à educação e de ir e vir.

Queremos estudar e precisamos imediatamente da volta do funcionamento de nossos cartões. O GDF diz que estamos tendo quedas em nossas passagens por causa do recadastramento do sistema eletrônico; que estamos sem passe livre por uma questão técnica; que temos que esperar. Mas o nosso calendário educacional não espera: seremos reprovados/as, perderemos nossos direitos, nosso dinheiro. Por isso, nossa reivindicação central é de que o passe livre seja garantido independentemente dessas burocracias.

O cartão DFTrans é cheio de problemas. Não é de hoje que nossas reclamações acumulam e, por isso, resultam em nosso ato. O limite de 54 acessos mensais não é suficiente para quem mora nas cidades satélites. Os/as estudantes do entorno sequer têm esse direito e ainda sofreram, recentemente, com o aumento das passagens. Outra reivindicação é o funcionamento do passe livre estudantil nos fins de semana, pois as aulas não se dão somente dentro de sala: há trabalhos em grupo, atividades extracurriculares e culturais que precisam ser levadas em conta. Além disso nas férias ainda somos estudantes e não possuímos condições de pagar as passagens. Acreditamos em uma ampliação do passe livre para que ele seja, de fato, livre.

Como pauta prioritária para a desocupação indicamos a liberação dos acessos para todas/os estudantes, cadastrados ou não, até a normalização do sistema, ampliação do período de (re)cadastro para todo o semestre.

Por isso convidamos a comunidade estudantil do DF e Entorno pra somar a esta ocupação, pra participar desta luta. Queremos também convidar outros grupos, movimentos sociais, pessoas que tenham interesse em colaborar pra garantia de nossos direitos. Venham pra ocupação e vamos lutar juntos/as. Direito conquistado se amplia na luta!
Ocupação do DFTRANS "Estudantes sem catraca"

Assinam essa nota em apoio:

Assembléia Nacional dos Estudantes Livres
Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília (UnB)
Centro Acadêmico de Geografia (UnB) - Gestão Ação Direta
Centro Acadêmico de Saúde Coletiva - UnB Ceilândia
Coordenaçao Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva
Coletivo ArtSam
Coletivo Semeando Ubuntu (Faculdade de Educação da UnB).
Gestão CausaAção do CACOM da UnB
Gestão Enfoco do Centro Acadêmico de Enfermagem - UnB Ceilândia
Gestão Resistência do C.A.SESO da UnB
Grupo de Estudos Afrocentrados da UnB (GEAC)
Iedas - Frente de Mulheres da UnB
Juntos
Levante Popular da Juventude
Movimento Estudantil Popular Revolucionário
Movimento Passe Livre do Distrito Federal
RUA - Juventude Anticapitalista
Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural - SINDSASC