Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 17 de agosto de 2019

BRT-Sul: Estação poderá ganhar nome de Casa de Niemeyer

Sábado, 17 de agosto de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

A denominação da Estação do BRT de Casa de Niemeyer, mais do que uma homenagem, merecidíssma, é um facilitador para turistas e apreciadores da cultura.

Por Chico Sant’Anna
A Estação do BRT-Sul localizada na Epia, frente à Quadra 26 do Park Way, poderá ser batizada de Estação Casa de Niemeyer. A parada fica próxima a residência projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e doada à Universidade de Brasília. O local hoje funciona como um espaço cultural.
No Park Way, todas as estações do BRT – que liga o Plano Piloto às cidades do Gama e Santa Maria – possuem nomes alusivos a pontos referenciais geográficos. Assim, a primeira parada de quem vem do Plano Piloto, é denominada Floricultura, pois lá havia um mercado de flores, hoje em fase de transferência para as imediações do Balão do Aeroporto e a segunda estação é a Vargem Bonita, em decorrência do acesso àquela localidade. As duas últimas foram nominadas de Granja do Ipê e de Catetinho. Somente uma das estações recebeu o nome genérico de Quadra 26 (a terceira de quem vem do Plano Piloto). Ela fica em frente à Casa de Niemeyer. Por outro lado, a denominação Quadra 26 pode confundir o usuário do BRT, pois três estações ficam distribuídas ao longo da quadra 26.
Em seus amplos salões, a Casa de Niemeyer tem capacidade de abrigar até quatro exposições simultâneas. Foto de Chico Sant’Anna
Leia a íntegra