Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Moro foi o primeiro a se insurgir contra o abuso da autoridade

Quinta, 22 de agosto de 2019
Por

Helio Fernandes*

Tem se encontrado pouco com Bolsonaro, são sempre polêmicos, hostis, sem  amabilidades. O de anteontem, inteiramente diferente. O ministro pediu ao capitão presidente para "vetar 9 artigos da Lei do abuso da autoridade". Foi quase restabelecida a dupla BOLSOMORO, formada entre um presidenciável e um magistrado que podia tornar inelegível o ex-presidente Lula que aparecia sempre como invencível nas pesquisas.

A partir da posse, andaram e desandaram, ficaram juntos e separados, amigos e inimigos. Não é privativo de Bolsonaro, nenhum presidente gosta de ficar devendo e logicamente dependendo de um subordinado. Só que os dois receiam serem atingidos pela nova e confusa legislação.

O presidente gostou da sugestão, não respondeu, mas levou Moro até o carro, o que nele  é sinal de amabilidade.

PS- Já levou o Chefe da Casa Civil até o carro, de short e chinelo.

PS2- Agora trabalha para justificar a sua DEMISSÃO

PS3- Devia justificar e explicar a NOMEAÇÃO.

O EMBAIXADOR DO BRASIL NOS EUA

É a decisão mais comentada e esperada, só perde para as trapalhadas do capitão presidente. E na escolha do embaixador "meu filho", ele insiste em ser o personagem principal. Mas contraditório como sempre. Comenta a votação com entusiasmo e otimismo, mas não envia a indicação.

Sem explicação. Com o nome já aceito pessoalmente pelo presidente Trump, devia liquidar logo a questão. O fato de prorrogar a votação, demonstra incerteza e insegurança. E mais grave e sintomático. Pessoalmente  entrou no circuito oferecendo a liberação de emendas em troca de votos.

  o que Bolsonaro chama de "nova política". Temer, o presidente corrupto e usurpador, fugiu duas vezes de depor no STF, trocando bilhões de emendas por alguns votos. Temer podia processar Bolsonaro ou cobrar direitos autorais).

O presidente consegue entusiasmar os filhos, às vezes. O filho Flávio deu entrevista à TV, inútil e chatíssima. Senador, será o décimo nono a votar. Considera que quando chegar a  sua vez, o irmão  já estará aprovado.

WITZEL, O GOVERNADOR TRAPALHÃO

O Rio, estado e a capital não mereciam ao mesmo tempo um trapalhão, (o governador) e um paspalhão. (O prefeito Crivela). Na verdade a culpa não é deles e sim do cidadão-contribuinte-eleitor. O sequestro de um ônibus com 37 passageiros, ameaçados e intimidados por 1 único bandido, provocou horas de tensão. Tudo por causa do comportamento-recomendação do governador: "Mire bem na cabecinha do criminoso, e atire".

Depois do episódio com uma única morte, a do bandido, o governador achou que podia se explicar.

Textual em entrevista: "Os bandidos mandam matar, a policia tem que seguir o mesmo método".

PS- Desde que se elegeu vem dizendo e repetindo: "Em 2022 serei candidato a presidente".

PS2- Como não se elege, temos que estimulá-lo. Candidato, terá que deixar o cargo,(desincompatibilização) em abril de 2022, 10 meses antes do fim do mandato.

A CALAMIDADE DO PIB DO BRASIL

Começou 2019 com euforia, 7 meses depois, se aproxima da tragédia de uma nova e demorada recessão. Especialistas disputavam para ver quem era mais otimista. As previsões oscilavam em alta de 2 por cento, o que seria ótimo, quase excelente.

Inesperadamente, os números foram caindo assustadoramente, é a palavra. Há 3 meses publiquei, (com os devidos créditos) a pesquisa do FMI, a primeira a situar o crescimento abaixo de 1 por cento, ou seja, 0,80. Todos os outros pesquisadores caíram um pouco, mas se mantinham acima de 1,50%.

PS- Agora é oficial, trágico, dramático, calamitoso. No último trimestre o PIB teve uma queda de 0,13%. E com a expectativa de que no próximo trimestre, será ainda pior.

PS2- Ninguém noticiou, é realmente lamentável, mas não podem esconder  os fatos.

PS3- Há 50 anos, lançaram nos EUA, o Reader Digest. Só com notícias favoráveis. Foi um sucesso total.

PS4- Não resistiu, fechou em 10 anos.

PS5- No Brasil, foi lançado com o nome Seleções. O mesmo sucesso inicial, o mesmo fracasso da experiência americana.

O PRIMEIRO MINISTRO DA ITÁLIA, RENUNCIA
E CULPA O PRÓPRIO MINISTRO

A solução está com o presidente da República, não eleito. Ele pode não aceitar a renúncia ou aceitar e convocar nova eleição. Isso acontecia muito quando o país era dominada pela esquerda. (Socialistas e comunistas) .

Agora, com a Itália dominada pela direita, o presidente receia: convocando eleições, os vitoriosos virão da extrema direita?

FUTEBOL CONTRA O POVO

O Grêmio, num estádio lotado, dominou inteiramente o Palmeiras. Este fez 1 a 0, recuou vergonhosamente, o Grêmio não conseguiu nem empatar. Quartas de finais da Libertadores. Agora tem que vencer o Palmeiras na casa do adversário.

Para outra das quartas, o Flamengo lotou o Maracanã e enfrentou o Internacional. Ia provocando frustração geral, com um quase concretizado 0 a 0. Primeiro tempo sem gols. 30 minutos do segundo também sem gols. Até que em 5 minutos, Bruno Henrique  fez 2 gols.

Resultado final e justificou a convocação para a seleção.

AÇÕES E MOEDAS

A jogatina financeira mundial, continuou como sempre. Os mercados de ações e o de moedas, não sinalizaram como alguns apregoam, véspera de uma recessão mundial. Pode até haver, mas não tão previsível como tem sido noticiado.

Em vários países aconteceram altas e quedas como é natural em órgãos de compra e venda. No Brasil houve até coerência. A Bovespa subiu 2 pontos, voltou a ultrapassar os 100 mil pontos.

DÓLAR

O dólar teve queda de 0,64% mas ainda ficou acima dos 4 reais. Estão exagerando os prejuízos com essa alteração do dólar. Bobagem, tolice, total ignorância. O dólar é importante para muitos países, mas não para o Brasil.

Como o país exporta mais do que importa, o saldo comparativo é favorável e não desfavorável.

-------------

*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.