Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Colégios militarizados do DF: um retrocesso à educação

Terça, 20 de agosto de 2019
Fonte: Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


O DF é exemplo educacional com a lei da Gestão Democrática onde a comunidade tem a oportunidade de escolher seus gestores escolares através de eleição direta.


Por Weslei Garcia de Paulo*

O governo do Distrito Federal anunciou no início do ano o processo de militarização das escolas públicas. A chamada gestão compartilhada entre a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal segue os mesmos moldes como já ocorrem no Estado de Goiás. Na prática, a gestão das escolas públicas passam ao comando de militares da reserva.

O Distrito Federal é exemplo educacional com a lei da Gestão Democrática onde a comunidade tem a oportunidade de escolher seus gestores escolares através de eleição direta. Essa prerrogativa é uma conquista da categoria assegurada na Constituição Federal de 1988 e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96. Entretanto, na contra mão desses avanços na educação, o Governador Ibaneis do MDB, tenta implementar como política pública uma ação nociva a toda comunidade escolar.

A ação segue o modelo apontado pelo governo Beto Richa do PSDB do Paraná, Geraldo Alkmim do PSDB de São Paulo e a ampliação no governo goiano de Marconi Perillo, também do PSDB, e agora mantido por Ronaldo Caiado do DEM. Ou seja, resultado de um programa que atende a agenda neoliberal na educação pública.