Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

A Lei do Jair e a Lei do Jones

Segunda, 10 de janeiro de 2021

Nos EUA, cabotagem é para empresas, trabalhadores e estaleiros norte-americanos

Do Monitor Mercantil
10 De Janeiro De 2022

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14301/2022, chamada de BR do Mar. Como já dito outras vezes nessa coluna, o projeto partiu de premissas equivocadas e adotou medidas meramente ideológicas, acreditando que o livre mercado desenvolverá o setor de cabotagem (navegação entre portos nacionais), ao permitir o serviço a empresas estrangeiras utilizando navios trazidos do exterior.

O que diz o paradigma do mercado livre, Estados Unidos? Lá, eles comemoram os benefícios trazidos pelo Jones Act. A lei, de 1920, que leva o nome do senador republicano Wesley Jones, regula a marinha mercante na terra do Tio Sam. Apenas navios construídos em estaleiros norte-americanos por trabalhadores norte-americanos e de propriedade de empresas norte-americanas podem navegar pelas águas locais. A bandeira tem de ser… norte-americana, assim como toda a tripulação.

O resultado dessa política nacional? 650 mil empregos, 40 mil embarcações feitas nos estaleiros dos EUA e uma economia anual de US$ 154 bilhões (números da American Maritime Partnership). Sem contar a garantia da segurança nacional.

Bolsonaro ainda conseguiu piorar a lei ao vetar o trecho que determinava que a tripulação seria composta por no mínimo 2/3 de brasileiros. Brasil abaixo de tudo.

Abre a conta

A fintech Otimiza Bank, criadora do app Drink-ID, trabalha com a meta de obter um faturamento mensal de R$ 300 mil, apenas com essa solução, até o final do primeiro semestre. O aplicativo permite aos frequentadores efetuar um pedido quando entram no bar, sem a necessidade do garçom. Basta indicar a respectiva mesa e efetuar o pedido, reduzindo em até 50% o tempo de espera.

Segundo o CEO da Otimiza, Anderson Belem, este é o primeiro produto B2B2C da fintech. O Drink-ID também é oferecido como uma ferramenta de benefício corporativo e permite que as empresas façam depósitos na conta de seus empregados como forma de incentivo e retenção de talentos.

Padre embaixador

Padre Omar, reitor do Cristo Redentor, será um dos novos Embaixadores de Turismo do RJ. A cerimônia virtual será transmitida via YouTube dia 15, às 17h. O evento é uma iniciativa da Fundação Cesgranrio e do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux.


Nero

O clima no Governo Bolsonaro é de liquidação: destruir tudo o que for possível diante da perspectiva cada vez mais concreta de perder a eleição.


Rápidas

No ano em que celebra 40 anos de fundação, o Lecadô vai revisitar as receitas mais famosas de sua história. Começa em janeiro no Festival de Verão, que terá a Torta de Abacaxi com Coco como o grande destaque *** CEO e fundador da LawQuest, José Castellian, será um dos participantes do “Protectionday 2022”, de 24 a 28 de janeiro, sobre a conscientização a respeito da proteção e privacidade de dados pessoais *** Carlos Pires, sócio-líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, foi agraciado com a medalha José Rojo Alonso, da Ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).


Marcos De Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil
=========