Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 25 de março de 2012

O ataque vergonhoso do governo Agnelo/Filipelli à greve dos professores

Domingo, 25 de março de 2012
Leia abaixo postagem do professor Washington Dourado publicada em seu blog neste domingo (25/3). O professor revela toda a sua indignação —que deve ser também a de cada um dos professores de Brasília— pelo comportamento que ele qualifica como "imoral" do governo do DF frente às reivindicações dos professores.

Agnelo, cujo governo está gastando R$522 mil reais diários (isso mesmo, é o que você leu) em publicidade, a maioria das quais enganosa ou só de lero-lero, tem demonstrado que aprendeu com seu vice-governador, Tadeu Filippelli, que é oriundo do ninho rorizista e arrudista. As táticas e estratégias que vem sendo usada pelo GDF são as mesmas lamentáveis utilizadas quando dos velhos tempos e caminhos dos governos de Roriz e Arruda.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Governo Agnelo ataca de forma imoral a greve das(os) professoras(es)

1º – Durante a eleição Agnelo foi ao Sinpro pedir votos e firmou uma carta-compromisso com a categoria que previa entre outros pontos a reestruturação do plano de carreira;

2º – Já eleito, o Governo Agnelo assinou um acordo em 2011 assegurando a reestruturação do plano de carreira da categoria a partir do início deste ano de 2012;

3º – Já no final do ano passado o Governo Agnelo anunciou o rompimento do acordo;

4º – As professoras e professores, apesar de todas as tentativas de negociação, não foram atendidos e iniciam em greve;

5º – Então o Governo Agnelo justifica que não pode cumprir o acordo por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal;

6º – a partir daí o Sinpro explica claramente que o Governo Agnelo pode atender as reivindicações sem ferir a LRF, bastando apenas substituir o recurso do Tesouro local que é gasto na folha de pagamento pelos 285 milhões do FC que estão sendo usados para custeio na própria máquina administrativa da Secretaria de Educação;

7º – Com o argumento da LRF desqualificado, o Governo Agnelo publica uma nota na imprensa hoje, dia 25, que faz o mais IMORAL dos ataques à greve:

“O GDF quer explicar à população que a proposta do Sinpro implica em retirar recursos do auxílio-alimentação, do auxílio-creche e de custeio e investimento na segurança.” 

8º – Esta afirmação do Governo Agnelo é IMORAL e MENTIROSA por quê:

- Os 285 milhões que estamos reivindicando já fazem parte do Orçamento da Educação, portanto, não implica em reduzir valor de auxílio-alimentação, auxílo-creche e principalmente do custeio e investimento na segurança.

- Estes itens relacionados pelo Governo Agnelo tem seu orçamento próprio e já previstos no Orçamento Geral e não fazem parte dos tais 285 milhões utilizados em custeio sim, mas da própria Educação;

- Aliás, retirar 285 milhões do Tesouro local gastos na folha de pessoal da Educação e substituir pelo mesmo valor mas com origem no Fundo Constitucional faz é ajudar na redução dos custos que são levados em conta na hora de calcular o limite da LRF. Isto é até mesmo uma forma de solucionar o problema que o GDF afirma ter neste momento.

9º – A nota do GDF tem um objetivo o IMORAL de jogar a categoria de professores contra a luta dos praças da Polícia e Bombeiros militares. Aliás, movimento que nós apoiamos integralmente por entender que professores e o pessoal da Polícia e Bombeiros sempre foram os mais esquecidos por todos os Governos.

10º – A nota de hoje é a prova absoluta de que o Governo Agnelo não respeita a Educação, não ao menos a dignidade de fazer um debate justo, honesto e transparente. É a prova de que estão no pode pelo poder, não para estabelecer um diálogo respeitoso com as trabalhadoras e trabalhadores.

Eu como militante do PT HISTÓRICO repudio totalmente esta forma de tratar o movimento de qualquer categoria, não apenas a que faço parte. Não é para isso que elegemos Governos. Entendo que o Governo Agnelo tem todo o direito de defender na mídia ou em qualquer lugar seus argumentos, suas ações. Mas repito: o conteúdo da nota publicada hoje é IMORAL!

Estas são as palavras de um dirigente sindical e militante partidário indignado com a FORMA como o atual GDF vem tratando a greve das professores e professores do DF.

Washington Dourado 
CLIQUE AQUI e veja a nota do GDF
CLIQUE AQUI e leia o texto que escrevi sobre os 285 milhões