Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Saúde de Agnelo na UTI

Sexta, 23 de março de 2012
A saúde pública no DF melhorou. Isso, claro, só na propaganda milionária do governo. Na prática, a cada dia piora.

Agora o governo Agnelo, que já tinha seis ambulâncias do Samu paradas por falta de pessoal (ou seria por incompetência?), ao determinar restrição no pagamento de horas extras, manda para a garagem mais dez ambulâncias. É a saúde do ex-futuro-secretário (lembram-se das promessas de campanha?) trilhando um novo caminho, e a passos largos, mas para o colapso total.

As dez ambulâncias serão retiradas de serviço a partir de primeiro de abril. É primeiro de abril, mas não é mentira.

Reportagem de hoje (23/3) do jornalista Roberto Machado, do Correio Braziliense, revela a penúria que se abate sobre o Samu, um serviço que, de um modo geral, a não ser em casos de acidentes, atende normalmente as populações mais pobres. São essas populações as mais penalizadas pelas decisões de Agnelo.

A reportagem revela que das 37 ambulâncias do Samu que deveriam atender a população, seis já estão paradas. No dia da mentira, primeiro de abril, mais dez serão encostadas. Isso representará —com as seis anteriormente imobilizadas— uma queda de 43% na capacidade de trabalho do serviço, do atendimento.

E ainda sua excelência, o governador Agnelo, trombeteia na TV, no rádio e nos jornais, os avanços do atendimento à saúde no sistema público do DF. Avanço? Só se for das ambulâncias a caminho da garagem.

Ah! A Saúde é de Agnelo, mas as agruras são do povo.