Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Grupo de Agnelo quer comandar federação de futebol

Terça, 25 de setembro de 2012

Cargos no governo do DF são moeda de troca em eleição para entidade brasiliense. Possibilidade de lucro com a Copa motivaram interesse repentino

Gabriel Castro, da Veja
Em dezembro do ano passado, VEJA mostrou como o combalido futebol brasiliense atraiu subitamente o interesse de políticos ligados ao PT. De olho nos rendimentos trazidos pela Copa do Mundo e pela gestão do bilionário estádio Mané Garrincha, o grupo do governador Agnelo Queiroz tem lançado seus tentáculos sobre o esporte. A eleição para a presidência da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), nesta terça-feira, deve marcar mais um capítulo dessa ofensiva - que pouco tem a ver com o futebol.

O grupo de Agnelo e do vice-governador, Tadeu Filipelli (PMDB), joga pesado para emplacar o nome do advogado Josafá Dantas no comando da FBF. Dantas enfrenta Márcio Coutinho, nome apoiado inicialmente pela maior parte dos clubes. Até que a força política entrou em campo.

Dantas é ligado ao peemedebista Fábio Simão, que presidiu a federação durante o governo de José Roberto Arruda e depois pulou para o barco de Agnelo. Simão responde judicialmente por irregularidades na entidade que comanda o futebol brasiliense. Uma das acusações dá conta de que ele desapareceu com recursos da bilheteria de um jogo entre Brasil e Portugal, realizado em 2009.