Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Retratos do descaso

Sexta, 30 de agosto de 2013
Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br


Um relatório elaborado pela Comissão de Saúde da Câmara Legislativa   (CLDF) e encaminhado   ao Ministério Público do DF revela sérios problemas no Hospital Regional de Planaltina, um dos mais movimentados da capital. O documento mostra, por exemplo, fotos de equipamentos radiológicos encaixotados há pelo menos três anos nas dependências da unidade.

Outro ponto mostrado pelo relatório é que, enquanto pacientes são atendidos em macas improvisadas no corredor do pronto-socorro, caixas   com camas elétricas novas   estão expostas ao sol e à chuva na área externa do hospital. 

O documento traz ainda outras imagens que flagram o descaso com os prontuários de pacientes e ex-pacientes. Os documentos estão praticamente abandonados na área externa do Hospital de Planaltina. Nesse mesmo local, baldes, cadeiras e móveis velhos, além de caixas de papelão e equipamentos inutilizados, acumulam-se e formam um verdadeiro entulho em área que deveria ter controle sanitário. 

“A situação é caótica e revela o completo descaso com os pacientes do Hospital de Planaltina. Além de possuir equipamentos novos e encaixotados enquanto a unidade carece de aparelhagem, esse entulho com prontuários e material inutilizado tem sido um verdadeiro convite para bichos peçonhentos e animais que trazem doenças, como ratos, pombos e baratas. Um verdadeiro absurdo”, relatou a presidente da Comissão de Saúde, deputada distrital Liliane Roriz (PSD). 

Segundo a parlamentar, cópia do relatório foi encaminhada para a Promotoria de Saúde do MP  e também para o Conselho Regional de Medicina, que tem fiscalizado as condições das unidades de saúde do DF. “Esse é apenas mais um problema que reflete a péssima gestão das unidades”, disparou Liliane. 

Demanda 

O Hospital de Planaltina foi inaugurado em 1976 para atender   uma população de 40 mil pessoas. Mas, hoje, são   250 mil moradores, além de toda a população que vem  da Região Metropolitana. A unidade, que oferece cerca de 20 especialidades médicas, além de emergência e pronto atendimento, passou por reforma e em 2011 foi entregue  com a promessa de atender pelo menos 900 pacientes por dia.  

A reportagem procurou o governo Agnelo, mas até o fechamento desta edição o GDF não se pronunciou sobre o assunto.
 
Promessas
 
Na edição do último domingo, reportagem do Jornal de Brasília  comparou as promessas de campanha do governador Agnelo Queiroz com a realidade atual, no terceiro ano de governo. Especialistas apontaram:  a saúde pública do Distrito Federal continua um caos.
 
Ao todo, foram listados 13 compromissos. Neles, mais de 120 tópicos. Porém, as promessas não saíram do papel. Inclusive, a maior delas: de que o próprio gestor do GDF assumisse a pasta de saúde.  O primeiro compromisso era reestruturar o SUS no DF. Dentro do item estão pontos como efetivar a Atenção Básica de Saúde e criar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todas as regiões.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
- - - - - - - - - - - - - - - - -
Comentário do Gama Livre: E o doutor não iria resolver todos os problemas da saúde no DF em 100 dias de governo? Nos primeiros 100 dias. E cada dia piora.