Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de agosto de 2013

TCU aponta irregularidades em licitações e contratos de bens e serviços na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Sábado, 24 de agosto de 2013
Dyelle Menezes
Do Contas Abertas

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades nos processos licitatórios efetivados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), unidade criada pelo governo federal em 2004 com o objetivo de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior (Lei 11.080).

A auditoria realizada pelo órgão na unidade também apontou improbidades em contratos de aquisição de bens e prestação de serviços. A Corte analisou amostra de sete processos de contratação que somados, incluindo-se os correspondentes termos aditivos pactuados, alcançam o valor total de R$ 16,9 milhões.

Entre os problemas encontrados estão falhas na elaboração do Termo de Referência no âmbito dos processos licitatórios efetivados, deficiências nas pesquisas de preços realizadas para estimar o valor das contratações e utilização de licitação do tipo “técnica e preço” sem a devida justificativa para tal opção.